VOLTAR
Inscrição do curso de pós-graduação Lato Sensu em Criminologia é aberta

Conforme o coordenador do curso, Rubens Alves Júnior, o estudo da Criminologia avança, desconstruindo dogmas e subvertendo o ensino do Direito Penal dogmático, segregador e estigmatizante. “No entanto, o Brasil ainda carece de centros de pesquisas, discussões e aprofundamento em Criminologia. O IPEBJ vem preencher parte dessa lacuna, oportunizando aos alunos um curso transdisciplinar com profissionais das áreas do Direito, Psicologia, Sociologia, Antropologia, Psicanálise, Medicina, dentre outros, para que o aluno tenha uma visão aprofundada dos sistemas de controle, as instituições totais, a estigmatização e rotulação de sujeitos, a análise do comportamento violento e sua crítica e a vitimologia, percorrendo um caminho que vai do nascimento da Criminologia até a Criminologia Crítica”, ressaltou. 

 
Rubens enfatiza que a importância de um curso de Criminologia justifica-se na medida em que tais matérias se compatibilizam com a exigência da Resolução nº 05, de 19 de julho de 1999, em seu art. 6º, do Conselho de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça, que recomenda integrar aos currículos das Faculdades de Direito como disciplina obrigatória. “No entanto, 80% das faculdades de Direito não disponibilizam em suas matrizes curriculares disciplinas de Política Criminal, Criminologia e Direito Penitenciário. Assim, na formação acadêmica temos uma lacuna de conhecimento e o IPEBJ vem suprir essa necessidade”, explicou. 
 
O especialista lembra que o curso de Criminologia visa proporcionar ao profissional uma formação crítica nos estudos criminológicos em seus mais diversos enfoques (sociológico, jurídico, antropológico e psicológico). “O curso de Criminologia visa à compreensão da criminalidade e do controle penal efetivo em suas várias dimensões, possibilitando uma visão crítica das ciências criminais em seus diversos ramos (dogmática penal, criminologia, política criminal), fazendo uma relação com o abolicionismo penal, atentando para a necessidade de uma revisão nas atuais políticas e pensamentos criminológicos. Para maiores informações: http://goo.gl/61h2gG”, acrescentou. (SN)

Fonte: Jornal de Uberaba

FSI Brasil - Forensic Sciences Investigation: Primeira Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa com atuação na grande Área Forense no Brasil. Oferecendo os serviços de Pesquisa, Assistência Técnica (Perícia), Consultoria e Treinamentos, o FSI Brasil conta com laboratórios multidisciplinares em Ciências Forenses, Ciências Sociais Aplicada e Ciências Comportamentais

- Saiba Mais

Brazilian Journal Of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics: O Brazilian Journal of Forensic Sciences - BJFS, única revista na América Latina com essa abrangência, tem como objetivo divulgar e valorizar a produção científica em ciências forenses , direito médico, odontológico e da saúde e bioética, expondo as novas tecnologias e metodologias empregadas em diversas situações, incentivando a interação multidisciplinar no campo dessas ciências.

- Saiba Mais