VOLTAR
Auditoria e Perícias Odontológicas - Assistência Técnica

Auditoria e Perícias Odontológicas - Assistência Técnica

Local

Ribeirão Preto - SP

Horário

Sexta-feira: 13 às 23h e Sábado: 8 às 18h
(1 final de semana por mês)

Duração


18 Meses

Investimento

20x de R$ 786,25**

 

O Curso

Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Auditoria e Perícias Odontológicas - Assistência Técnica

 

CERTIFICAÇÃO: Curso reconhecido pelo MEC com dupla certificação (acadêmica e profissional).

INÍCIO DAS AULAS:
Ribeirão Preto - SP: 17/03/2017
Sede do IPEBJ - Av. Senador César Vergueiro, 505

A proposta do curso em Auditoria e Perícias Odontológicas é levar aos alunos conhecimentos relevantes acerca da prática da Auditoria, da Perícia Judicial e da Assistência Técnica e suas responsabilidades, tendo como objetivo principal dar conhecimentos jurídicos, teóricos e práticos sobre a fase pericial de um processo de responsabilidade administrativa, civil e penal odontológica.

A perícia é considerada a "bússola" que norteia o juiz, já que muitas vezes, ele utiliza os conhecimentos técnicos dos especialistas para basear seu convencimento e fundamentar a sua sentença. Em decorrência disso, muitos profissionais atuam nessa importante tarefa de auxiliar a justiça. Conhecer os aspectos legais envolvidos na prática forense e aprofundar-se nos conhecimentos específicos necessários são condições fundamentais para o sucesso do profissional.

Objetivo

Capacitar cirurgiões-dentistas para atuação nas áreas de auditorias e perícias odontológicas na qualidade de assistente técnico, aprofundando os conhecimentos dos profissionais no que se refere aos aspectos éticos e legais, seja em instituições públicas ou privadas.

Público Alvo

Cirurgiões dentistas e profissionais que atuam na área e que tenham interesse.

Informações Adicionais

*O IPEBJ reserva-se no direito de não iniciar a turma caso o número mínimo de alunos não seja atingido. Neste caso, o valor da primeira parcela paga será devolvido integralmente. 

Etapas do Processo Seletivo:
- Preenchimento da solicitação de matrícula e envio do currículo pelo aluno
- Avaliação das informações do aluno pela instituição
- Entrevista pessoal, caso seja solicitada pela coordenação
- Feedback de aprovação ou reprovação enviado para o email do aluno
- Após confirmação de aprovação, o aluno deverá efetuar o pagamento do boleto bancário já gerado.


Após a conclusão dessa etapa, enviar pessoalmente ou via correio:
Relação de Documentos Obrigatórios:
Requerimento de matrícula preenchido e assinado. (Clique aqui para fazer o download do requimento).
Documento comprobatório de associação do aluno à Instituição conveniada, para concessão de desconto no Curso
Duas cópias autenticadas de:
Diploma de Graduação, devidamente registrado, obtido em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação, ou Certificado de Conclusão de Curso.

Duas cópias simples de:
Certidão de nascimento ou de casamento
CPF - Cartão de Inscrição na Receita Federal
RG - Cédula de Identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro
Carteira de Reservista
Título de Eleitor
Comprovante de Residência
*Obs: Carteira de habilitação e carteira de registro profissional não serão aceitos como RG e CPF
02 fotos 3x4 recentes e coloridas

3 (três) vias do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (disponibilizado na Área Restrita)

Caso aprovado no processo seletivo, o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais será disponibilizado na Área Restrita, no prazo de até 3 (três) dias úteis, que deverá ser assinado e rubricado em 3 (três) vias, e devolvido ao IPEBJ via correio, dentro de período estabelecido para as matrículas. No primeiro dia de aula, o aluno receberá sua via do contrato. A entrega dos documentos pessoais e do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais são obrigatórios para confirmação da matrícula.

 

Programa

Duração: 18 meses
Aulas: 01 encontro presencial por mês (Sexta: 13h às 23h / Sábado: 8h às 18h). Curso teórico prático.
Simulações e Visitas Técnicas

Módulos:



ÉTICA E BIOÉTICA - 30 horas                                                    
·       Ética e Bioética
·       Código de Ética Odontológica
·       Documentos em Odontologia

LEGISLAÇÃO - 70 horas                                                             
·       Fundamentos de Direito Constitucional
·       Direito Civil e Processo Civil
·       Direito Penal e Processo Penal 
·       Código de Defesa do Consumidor 
·       Direito e Processo do Trabalho 
 
PERÍCIAS ODONTOLÓGICAS - 70 horas                            
·       Perícia Criminal 
            Âmbito Estadual 
            Âmbito Federal 
·       Perícia Civil 
·       Perícia Trabalhista 
·       Assistência Técnica 
·       Laudos e Quesitos 
·       Valoração do Dano 
·       Simulação e Dissimulação 
 
CRIMINALÍSTICA- 20 horas                                                      
·       Levantamento de Local de Crime 
·       Fotografia Forenses ENSE

ANTROPOLOGIA - 20 horas                                                  
·       Antropologia Forenses 
·       Identificação Humana 
 
AUDITORIA - 120 horas                                                              
·       Agência Nacional de Saúde Suplementar  (ANS)
·       Legislação 
·       Produtos e Planos de Saúde 
·       Gestão de Qualidade 
 
METODOLOGIA - 30 horas                                                      
·       Metodologia da Pesquisa Científica 
·       Dodática do Ensino Superior 
 

 

Investimento

20x de R$ 786,25

Descontos

Desconto por indicação: 5% a cada indicação que se matricular em qualquer curso de pós-graduação lato sensu.

Desconto para ex-aluno de pós-graduação do IPEBJ: 15%.

Descontos através de convênios. Clique aqui

 

Coordenadores

Cristiane Escudeiro Santos

Possui graduação em odontologia pela Universidade de Ribeirão Preto (1997), graduação em Direito pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2009) e mestrado em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (2002). Doutora em Ciências Odontológicas área de concentração em Odontologia Legal na Faculdade de Odontologia da USP. coordenadora de projeto CNPQ e FAPESP

Isamara Geandra Cavalcanti Caputo

Cirurgiã-Dentista, graduada em Odontologia pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (1995). Especialista em Odontologia Legal e Deontologia pela FOP/UNICAMP (2007), Mestre em Odontologia Legal e Deontologia pela FOP/UNICAMP (2009). Doutora em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP-USP (2014); Professora do Curso Atualização em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, e dos cursos de especialização em Ortodontia, Endodontia, Dentística, Implatodontia na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas seccional de Ribeirão Preto ministrando aulas de Odontologia Legal, Ética, Legislação e Metodologia. Professora dos cursos de especialização em Direito Médico e da Saúde e Ciências Forenses do Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos - IPEBJ. Coordenadora do Curso de Ciências Forenses do Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos - IPEBJ. Perita Colaboradora do Centro de Medicina Legal da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (CEMEL). Diretora do Departamento de Odontologia Legal (DOL/APCD-RP) da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, seccional Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Legal e Deontologia, atua como perita "ad hoc" e assistente técnica na área de odontologia.

Jeniffer Sati Pereira

Bióloga. Doutora em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal), Mestre em Aquicultura e Pesca. FORMAÇÃO: Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciência Biológicas: Biologia Vegetal: UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” campus Rio Claro curso de doutorado. Tese defendida em 01 de Julho de 2013. Título da tese: Estrutura e dinâmica da comunidade Fitoplanctônica no período de cinco anos em ambiente oligo-mesotrófico (Lago das Ninfeias), Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo. 2006 – 2008: Programa de Pós-graduação stricto sensu em Aqüicultura e Pesca – Instituto de Pesca São Paulo – SP Mestre em Aqüicultura e Pesca Dissertação defendida em 11 de Julho de 2008. Título da dissertação: Avaliação do impacto do efluente de piscicultura sobre o corpo receptor. 2002 – 2006: Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo - SP Bacharel em Ciências: Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo - SP Licenciado em Ciências. Diplomada. ÁREA DE ATUAÇÃO Limnologia, Comunidade Fitoplanctônica, Diversidade Alfa, Beta e Gama (índices biológicos), Aquicultura, Biologia Vegetal. ATIVIDADE PROFISSIONAL/ COORDENAÇÃO E DOCÊNCIA: Coordenadora do Laboratório de Ecologia Aquática do Núcleo de Pesquisa em Ecologia do Instituto de Botânica, São Paulo – SP- Brasil, carga horária de 20h mensais: monitora na disciplina “Ambientes aquáticos continentais” no curso de PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE VEGETAL E MEIO AMBIENTE DO INSTITUTO DE BOTÂNICA, São Paulo- SP- Brasil, carga horária: 90 horas: monitora na disciplina “Ecossistemas aquáticos continentais: caracterização física e química da água (IPP 005)” no curso de PÓS-GRADUAÇÃO EM AQÜICULTURA E PESCA DO INSTITUTO DE PESCA, São Paulo- SP – Brasil. Carga horária: 60 horas. Professora de Japonês da Aliança Cultural Brasil Japão.

Rodrigo Dias Villela

Graduado em Odontologia pela Universidade de Ribeirão Preto, pós-graduado em MBA em Administração - USP, MBA em Gestão de Saúde - FGV, Especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia - USP e Especialização em Odontologia Legal - USP. Experiência profissional na área administrativa com ênfase na Gestão de Operadoras de Planos de Saúde, assessoria em Odontologia Legal e gestão de clinicas e consultórios.

Tânia Mara Volpe Miele

Especialização em Bioéitca pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1980) com habilitação em Patologia Clínica e Análises Clínicas; Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, SP (1997) com habilitação em Direito Privado; Especialista em Direito Médico, odontológico e da Saúde; Especialista em Ciências Forenses; Pós graduanda em Criminologia e Pós graduanda em Criminal Profiling; Sócia fundadora e diretora do IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos, editor responsável pela revista científica eletrônica Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; Coordenadora Geral dos projetos de extensão e pós-graduação do IPEBJ Educacional; Idealizadora e coordenadora do FSI Brasil - Forensic Science Investigation - Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa na área Forense; Coordenadora da Comissão de Perícias Forenses da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto; Coordenadora da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP Subsecção de Ribeirão Preto; Ex-coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP; Coordenadora da Comissão Jurídica da SBIOMAC - Sociedade Biomédica de Acupuntura; Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da World Association for Medical Law; Membro da Sociedade Brasileira de Bioética; Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

Docentes

Adaílton Cézar Cipolli Fonseca Jr.

Graduação na Universidade Metodista de SP (1992); Especialista em Ortodontia e Ortopedia pela FOP-Unicamp (1998); Especialista em Odontologia Legal pela FOP-Unicamp (2002); Especialista em MBA Marketing aplicado a Saúde SLMandic (2008); Cursos de Atualização em Implantodontia módulo cirúrgico . SLMandic (2009); Implantodontia módulo protético . SLMandic (2010).  

Adilson Pereira

  Físico graduado na UNISA (Universidade de Santo Amaro – São Paulo). Perito Criminal desde 1987. Perito Criminal Classe Especial. Assessor Técnico da Diretoria Geral do Instituto de Criminalística de São Paulo (2000-2004 e de 2015 até hoje). Atuou em locais de crime por 14 anos. 7 ANOS - Diretor do Núcleo de Física do Instituto de Criminalística da Superintendência da Polícia Técnico Científica de São Paulo. 1 ANO - Diretor Geral dos Núcleos laboratoriais da Polícia Técnico-Científica de São Paulo; 2 ANOS - Diretor Geral do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo. Professor da Academia de Polícia de São Paulo/SP desde 2001 – Área Criminalística. Coordenador e Docente no IPEBJ. Professor de pós-graduação em Ciências Forenses nas seguintes instituições: Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Porto/Portugal. IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos de Ribeirão Preto/SP desde 2010. UniFMU – Unidade Santo Amaro – São Paulo – Capital, desde 2013. Atua nas seguintes áreas da perícia e ensino (teoria e prática):Criminalística; Balística Forense; Física Forense. Levantamento Técnico de Local de Crime; Perícias em Acidentes de Trânsito; Noções e Perícias em explosivos; Análises e Coleta de Manchas e Impressões em Locais de Crimes. Especialização em Investigação Técnico Científica de Cenas de Crime em Geral (2009) e em Cenas de Crimes de Homicídio em 2011, CSI (Crime Scene Investigator) pelo Lake Tecnical Center, Institute of Public Safety, Florida, USA. Agraciado com as seguintes medalhas: Medalha do Mérito Técnico Cientifico “Governador Mario Covas” pelos trabalhos técnicos realizados na Polícia Cientifica de São Paulo; Medalha 9 de Julho outorgado por serviços prestados a cultura, serviços humanitários, trabalhos sociais, a arte em geral e à Democracia e ao Estado de São Paulo; Medalha Constitucionalista serviços relevantes prestados à São Paulo e ao culto aos ideais cívicos e patrióticos atrelados ao movimento da Revolução Constitucionalista de 1932; Medalha de bronze da Academia de Polícia do Estado de São Paulo, pelos 10 anos de trabalho acadêmico (bronze 10 anos, prata 20 anos e ouro 30 anos); Medalha do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo pelo apoio técnico científico à corporação. 

Alexandre Raphael Deitos

- Perito Criminal da Polícia Federal; - Membro do Grupo de Trabalho Araguaia (GTA) desde 2009, na busca e procura de mortos e desaparecidos políticos da ditadura brasileira; - Coordenador Operacional da área de Identificação de Vítimas de Desastres da Polícia Federal e da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos no estado de São Paulo; - Doutorando em Odontologia Legal pela Faculdade de Odontologia da USP (2011-2014); - Mestrado em Ciências Odontológicas pela Faculdade de Odontologia da USP (2007-2009); - Especialização em Odontologia Legal pela ABO/RO (2003-2005); - Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná (1993-1997); - Diretor da Associação Brasileira de Ética e Odontologia Legal (ABOL); - Diretor da Associação Brasileira de Antropologia Forense (ASBRAF); - Professor de diversos de cursos de pós-graduação em Odontologia Legal, Ciências Forenses/Criminalística.

Ana Paula de Souza Velloso

Mestrado em Ciências pelo Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo USP (2012). Graduada em Biomedicina pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2006). Tem experiência na área de Biomedicina, com ênfase em Patologia Clínica (Análises Clínicas). Experiência na área de Medicina Legal e Bioética, com ênfase em Antropologia Forense, Ciências forenses e Identificação Humana. Docente das disciplinas Medicina Legal e de Biodireito no curso de Bacharelado em Direito da Universidade Paulista - UNIP Campus II São José do Rio Pardo, atuando tambem no mesmo campus como Docente e Coordenadora do Curso de Bacharelado em Biomedicina. Atua como Técnica em Necrópsia no Serviço de Verificação de Óbitos (SOV) da Prefeitura de Mococa - SP. Em junho de 2012 passou a integrar o Grupo de Trabalho do Araguaia (GTA) da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos do Governo Federal, ligado à Comissão da Verdade. Desenvolve trabalho de campo em escavações, para busca de ossadas de desaparecidos da Guerrilha do Araguaia (1972-1974) com o objetivo de identificação. Atuação como Perita em Antropologia Forense, nas atividades das Expedições do Grupo de Trabalho Araguaia (GTA), regulamentado pela Portaria Interministerial MJ/MD/SDH-PR nº 1.102 de 05 de junho de 2012, que tem por objetivo coordenar e executar conforme padrões de metodologia científica adequada as atividades necessárias para localização, recolhimento e devolução dos restos mortais dos desaparecidos políticos da Guerrilha do Araguaia aos seus familiares. A Participação nas atividades do Grupo de Trabalho Araguaia constitui serviço público relevante.

Arlete De Conti Handa

Graduada em 1983 pela USP - Faculdade de Odontologia de Bauru. (2000) SOBRAD – SOC. BRASILEIRA DE ATM E DOR OROFACIAL. Curso de Aperfeiçoamento de Diagnóstico e Terapia Interdisciplinar em desordens Temporomandibulares & Dor Orofacial. (2000) PUC PR – CURSO DE EXTENSÃO EM PRÓTESE FIXA. (2001) SOC. PARANAENSE DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL. Curso de Atualização em Ortodontia Preventiva e Interceptora. (2002/2004) CESAC – CENTRO DE ESTUDOS DE ACUPUNTURA DO PR Curso de Especialização em Acupuntura. Certificado pelo CFO em 22/06/2009 – Resolução CFO-82, de 25/01/2008. (2007/2010) CESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ Curso de Especialização em Perícia Criminal. TCC: Monografia / “O Dano Estético em Odontologia – Algumas Considerações”. (2011/ 2013) APCD – SP: Cursando Especialização em Odontologia Legal, com a equipe do Dr. Moacyr da Silva – aulas quinzenais, às quintas e sextas feiras). Trabalhou como Cirurgiã Dentista em Clínica Geral e Endodontia na cidade de São Paulo durante o período de 1983 a 1996 – em Clínicas de “Convênios”; e Consultório Particular. Em Curitiba trabalhou como prestadora de serviços odontológicos para a CLOE DENTAL (empresa de São Paulo) gerenciando o corpo clínico, e sendo CD Técnica Responsável pela Clínica filial em Curitiba (1996/2002) / acompanhou a Auditoria realizada por essa operadora nesse período. Trabalha em clínica própria: ORAL CARE – ASSESSORIA E CLÍNICA ODONTOLÓGICA S/C LTDA exercendo atividade clínica e gerencial (2002/2012). (2008/2012) Nomeada membro da Câmara de Conciliação e Instrução de Processos Éticos pelo CRO PR (Ofício n°5698/08 – Portaria n°188/2008) PERITA CÍVEL NOMEADA PELO JUIZ:             (2006/2010) 1º OFÍCIO CÍVEL DE PINHAIS.             (2009/2010) 1º OFÍCIO CÍVEL DE CAMPO LARGO.             (2006/2012) 11ª VARA CÍVEL DE CURITIBA.              (2011/2012) 14ª VARA CÍVEL DE CURITIBA.

Arsenio Sales Peres

Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Lins (1984), mestrado em Odontologia (Deontologia e Odontologia Legal) pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e prestou concurso regimental defendendo tese quando da obtenção do título de professor livre docente pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (2006). É Professor Associado, responsável pelas disciplinas de Bioética, Deontologia e Odontologia Legal da Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo, coordena as Especializações em Odontologia do Trabalho e Odontologia Legal, presta assessoria ao MEC, em particular ao INEP como avaliador institucional em processos de avaliação de cursos superiores e Instituições de Ensino Superior. Foi Presidente das Comissões de Convênio e Ética do CROSP. Em sua Instituição é Membro Suplente da Comissão de Graduação, Membro Titular do Conselho Departamental, Coordenador do Banco de Dentes Humanos e foi Vice-Coordenador do Comitê de Ética e Pesquisa. Tem experiência na área de Odontologia e Biodireito, com ênfase em Odontologia Legal, atuando principalmente nas seguintes temáticas: mercado de trabalho, odontologia do trabalho, saúde coletiva, orientação profissional, odontologia legal e bioética.

Carlos Alberto Kastein Barcellos

Advogado sócio do escritório Barcellos Advocacia. Profissional especializado na área do direito da saúde, biodireito e bioética. Graduado em ciência jurídicas e sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pós-graduado em Direito Médico e da Saúde pelo Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (certificação pelo Centro Universitário Barão de Mauá) e em Direito do Trabalho pelas Faculdades Metropolitanas Unidas. Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba e Pós-graduando em Bioética e Biodireito pelo Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos. Professor Convidado e Coordenador de Cursos de Pós-Graduação no Instituto Paulista de Estudos Jurídicos e Bioéticos. Professor Convidado do Curso de Pós-Graduação em Direito Médico, Odontológico e Hospitalar da Escola Paulista de Direito. Membro da Associação Mundial de Direito Médico (World Association for Medical Law). Membro das Comissões de Bioética, Biodireito e Biotecnologia e de Direito Médico da Saúde da 12º Subsecção da OAB-Ribeirão Preto(2010-2013). 

Carlos Eduardo Palhares Machado

É Doutorando em Ciências Médicas/Medicina Legal (FMRP-USP) e em Ciências da Saúde (UnB), com linhas de pesquisa na área de Antropologia Facial. É Mestre em Ciências da Saúde e Graduado em Odontologia pela Universidade de Brasília (UnB). É especialista em Odontologia Legal e em Prótese Dentária. Atualmente, é PERITO CRIMINAL FEDERAL da Área de Odontologia Forense, lotado no Instituto Nacional de Criminalística - Brasília, onde coordena o Grupo de Identificação de Vítimas de Desastres da Polícia Federal e desenvolve atividades e projetos ligados ao campo da Identificação/Reconhecimento Facial Humano e Antropologia Forense. Faz parte da Executiva do Comitê Diretivo da INTERPOL na área de Identificação de Vítimas de Desastres (INTERPOL DVI Steering Group), ocupando o cargo de Vice Presidente Policial (Deputy Chair Police). Faz parte da equipe de professores da Academia Nacional de Polícia e dos cursos de Especialização em Odontologia Legal da USP-RP, ABO-MG, ABO-GO e ABO-DF.

Carolina Burni Verçosa

Doutoranda em Ciências Odontológicas com ênfase em Odontologia Legal pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Especialista em Odontologia Legal pela Faculdade de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-Graduada em Avaliação do Dano Corporal Pós-Traumático pelo Instituto Nacional de Medicina Legal de Coimbra, Portugal. Graduada em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Cristiane Escudeiro Santos

Possui graduação em odontologia pela Universidade de Ribeirão Preto (1997), graduação em Direito pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2009) e mestrado em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (2002). Doutora em Ciências Odontológicas área de concentração em Odontologia Legal na Faculdade de Odontologia da USP. coordenadora de projeto CNPQ e FAPESP

Daniel Pacheco Pontes

Possui graduação em Direito (2001) e curso de pós graduação estrito senso, doutorado em direito penal, pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor doutor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Penal, Parte Geral; Teoria do Delito; Culpabilidade; Sanções Penais e Política Criminal.

Eduardo Daruge

Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (1957) e graduação em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (1973) . Atualmente é Professor Colaborador Voluntár da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Membro de corpo editorial da JBC. Jornal Brasileiro de Odontologia Clínica e Membro de corpo editorial do Odonto (UMESP). Tem experiência na área de Odontologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Idade, Radiografias Cefalométricas, crânio.

Eduardo Daruge Júnior

Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (1985), graduação em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), mestrado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (1993) e doutorado em Radiologia Odontologica /Área de Odontologia Legal pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba/Unicamp (1998). Atualmente é professor Livre Docente de Odontologia Legal da Faculdade de Odeontolioga de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas. No ensino, é responsável pela área de Odontologia Legal to ao Departamento de Odontologia Social, é também professor responsável pelos Cursos de Mestrado e Doutorado em Odontologia Legal. Na pesquisa, tem tido grande partcipação, juntamente com os alunos de graduação e pós-gradução nas principais linhas de pesquisa envolvendo Ética e Legislação Odontológica, Identificação Humana, Identificação Seqüencial do DNA, Traumatologia, Necropsia Odontolegal, Tanatologia e Toxicologia Forense de Interesse em Odontologia Legal. No atendimento a comunidade realiza perícias nas áreas civil, criminal, trabalhista e administratica, com ênfase para s perícias envolvendo responsabilidade profissional e identificação humana.

Emanuele Seicenti de Brito

Fernando de Noronha

Doutorando em Clínica Odontológica (Universidade Federal Fluminense- UFF) Mestre em Sistemas de Gestão (Faculdade de Engenharia-UFF) Mestre em Clínica integrada (Faculdade de Odontologia da UFF) Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (USP- Hospital Geral-HMASP) Especialização em Odontologia Legal (UFRJ) Especialização em Implantodontia (UFF) Especialização em Odontologia do Trabalho (CFO) Especialização em Odontogeriatria (UFF) Especialização em Prótese Dentária (UFF) Especialização em Gestão de Negócios (MBA-LATEC/UFF) Graduado pela Universidade Federal Fluminense (1989) Coordenador do curso de especialização em Odontologia Legal da ABO Auditor da UNAFISCO Auditor da MUTUA dos Magistrados Auditor do Ministério Público Federal Auditor do Ministério Público Militar Auditor do Ministério Público do Trabalho

Isamara Geandra Cavalcanti Caputo

Cirurgiã-Dentista, graduada em Odontologia pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (1995). Especialista em Odontologia Legal e Deontologia pela FOP/UNICAMP (2007), Mestre em Odontologia Legal e Deontologia pela FOP/UNICAMP (2009). Doutora em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP-USP (2014); Professora do Curso Atualização em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, e dos cursos de especialização em Ortodontia, Endodontia, Dentística, Implatodontia na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas seccional de Ribeirão Preto ministrando aulas de Odontologia Legal, Ética, Legislação e Metodologia. Professora dos cursos de especialização em Direito Médico e da Saúde e Ciências Forenses do Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos - IPEBJ. Coordenadora do Curso de Ciências Forenses do Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos - IPEBJ. Perita Colaboradora do Centro de Medicina Legal da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (CEMEL). Diretora do Departamento de Odontologia Legal (DOL/APCD-RP) da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, seccional Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Legal e Deontologia, atua como perita "ad hoc" e assistente técnica na área de odontologia.

José Alves de Souza Neto

Cargo: Presidente da Uniodonto do Brasil Formação: Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Marília Cooperado Fundador da Uniodonto de Jaboticabal Vice-Presidente de Administração e Finanças da Federação Paulista de 2001 a 2004 Presidente da Federação Paulista de 2004 a 2007 MBA em Gestão em Saúde pela FGV Curso In Company de Gestão em Cooperativa pela OCESP/SESCOOP Curso Executivo em Negociação pela University of California – Irvine Atual Vice-Presidente de Administração e Finanças da Uniodonto de Jaboticabal Membro do Conselho Curador da Fundação Unimed Membro do Conselho de Administração do SESCOOP-SP Membro do Conselho de Administração da Aliança Cooperativa Internacional - Américas  

Liz Magalhães Brito

Odontologia na Faculdade de Osontologia do Estado de São Paulo - FOUSP - Universidade de São Paulo - USP. Mestrado em Ciências Odontológicas - área de concentração: Odontologia Legal

Luciana Campregher Doblas Baroni

Advogada. Atua no escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia Advogada nas áreas cível e empresarial, atuando em processos administrativos e judiciais, contencioso e consultoria. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC São Paulo. Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas.

Marcelle Buainain Villela

Advogada associada a Brasil Salomão e Mattheus Advocacia, com atuação na área de Direito Regulatório (ANS). Formada pela Faculdade de Direito de Franca no ano de 2010, pós graduanda em Direito Contratual pelo INAGE Business School – Fundada por professores e pesquisadores da USP.

Marco Aurélio Guimarães

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo / FMRP-USP (1993), mestrado(1996) e doutorado(2000) pelo Departamento de Fisiologia da FMRP-USP. Docente do Departamento de Patologia e Medicina Legal da FMRP-USP desde 1998.Pós-doutorado em Identificação Humana na University of Sheffield - UK (2002). Atua nas áreas de Medicina Legal e Bioética. Desenvolve pesquisas na área de identificação humana, com enfoque em Antropologia Forense, sendo responsável pelo Laboratório de Antropologia Forense do Centro de Medicina Legal (CEMEL) da FMRP-USP. Atua nos cursos de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Nutrição, Fonoaudiologia, Informática Biomédica, Odontologia e Direito. Orientador pleno do Programa de Pós-graduação do Departamento de Patologia e Medicina Legal da FMRP-USP. É membro da Câmara Técnica de Bioética do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) e da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotencologia da OAB Ribeirão Preto. Tornou-se Professor Associado (MSS) com Livre-Docência em Antropologia Forense em 2014 pelo Departamento de Patologia e Medicina Legal da FMRP-USP. Diretor do Serviço de Verificação de Óbitos do Interior (SVOI) a partir de 2014.  

Marcos Vinicius Coltri

Advogado com atuação exclusiva na área de direito médico e da saúde. Especialista em Responsabilidade Civil na Área da Saúde pela FGV-SP. Pós-graduado em Direito Médico e da Saúde. Docente convidado do Curso de Pós-graduação em Direito Médico e da Saúde do Centro Universitário Barão de Mauá. Docente dos Cursos de Gestão de Consultórios e Preparatório de Assistente em Saúde Bucal da Associação Brasileira de Odontologia - Seção Mato Grosso.

Maria Cristina Rocha Dias Lima

Ela é vice-presidente da ABOT - Assoc. Bras. de Odontologia do Trabalho Possui graduação em Odontologia pelo Fundação Oswaldo Aranha (1981) , especialização em Odontologia Legal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e especialização em Odontologia do Trabalho pelo Conselho Federal de Odontologia (2003) . Atualmente é professor titular da Universidade Salgado de Oliveira, Professor do Associação Brasileira de Odontologia, Coordenadora do Associação Brasileira de Odontologia - Niterói, Coordenadora da Embratel e Presidente do Associação Brasileira de Odontologia do Trabalho. Tem experiência na área de Engenharia de Produção , com ênfase em Engenharia do Produto.  

Mariana Mourão de Azevedo Flores Pereira

  <p style="\&quot;text-align:" justify;\"=""> Possui graduação em odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996). Pós-graduação em Endodontia pela Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais (1999); Pós-graduação em Odontologia Legal pelo Centro Universitario de Lavras ( 2003). Mestrado em Odontologia Legal plea FOP/UNICAMP. Atualmente é cirurgiã-dentista realizando perícias em forum civel e trabalhista na comarca de Belo Horizonte; professora no Curso de Pós-Graduação em Auditoria Odontológica da Fundação Unimed e trabalha como cirurgiã-dentista no Seconci- MG. Advogada pelo Centro Universitario UNA. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Legal e Deontologia atuando nos seguintes temas: odontologia legal, antropologia forense. Discente do Curso de Pós-Graduação em Direito Ambiental pelo Centro Universitário UNA.  

Mônica Santiago Oliveira Amaral Carvalho

Formada no ano de 2002 pela Universidade Paulista – UNIP – Ribeirão Preto Pós-Graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade de Franca. Pós-Graduada em Direito Médico e da Saúde pelo Centro Universitário Barão de Mauá – Ribeirão Preto/SP. Pós-Graduanda em Ciências Forenses pelo Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos Ltda - IPEBJ - Ribeirão Preto/SP

Paulo Eduardo Miamoto Dias

  <p style="\\&quot;text-align:" justify;\\"=""> Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Foi estagiário do IML (NPML) de Santos-SP (2008), é especialista em Odontologia Legal pela FOP-UNICAMP (2009), mestre em Odontologia Social pela FO-USP (2010) . Também é aluno do programa de Doutorado em Ciências Odontológicas, com concentração em Odontologia Legal da FO-USP. Além disso, é ex-Diretor Científico da Associação Brasileira de Odontologia Legal (ABOL), Conselheiro Fiscal da mesma entidade na atual gestão, auditor odontológico, membro ativo da Asociación de Odontólogos Forenses de Sudamérica (AOFS), Secretário da Câmara Técnica de Odontologia Legal do CRO-SP e colaborador do Laboratório de Antropologia e Odontologia Forense (OFLAB) da FO-USP.  

Rhonan Ferreira da Silva

Graduação em Odontologia pela FO-UFG (1994-98), mestrado em Odontologia Legal e Deontologia pela FOP-UNICAMP (2004), pós-graduado em Genética pela PUC-GO (2006), especialista em Odontologia do Trabalho pela São Leopoldo Mandic (2008) e doutorado em Biologia Buco-Dental/Anatomia pela FOP-UNICAMP (2011). Professor adjunto de Odontologia Legal da FO-UFG (desde 2010). Perito Criminal Oficial da SPTC-GO (desde 2000), atualmente lotado na seção de antropologia forense e odontologia legal do IML de Goiânia (GO). Perito Judicial do TJGO (desde 2009) e do TRT18 (desde 2014), na área de Odontologia Legal. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Legal e Deontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: odontologia legal, antropologia forense, identificação humana, anatomia de cabeça e pescoço, erro odontológico e infortunística.

Ricardo Sordi Marchi

Rodrigo Dias Villela

Graduado em Odontologia pela Universidade de Ribeirão Preto, pós-graduado em MBA em Administração - USP, MBA em Gestão de Saúde - FGV, Especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia - USP e Especialização em Odontologia Legal - USP. Experiência profissional na área administrativa com ênfase na Gestão de Operadoras de Planos de Saúde, assessoria em Odontologia Legal e gestão de clinicas e consultórios.

Rogério José Scandiuzzi

Possui graduação em ODONTOLOGIA pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (1995). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Implante,Cirurgia Oral. Especialista em Odontologia Legal na FUNORP-FORP/USP. Cursando especialização em bioética e biodireito, no IPEBJ, com início em abril de 2012. Cursando especialização em Direito Médico, Odontológico e da Saúde no IPEBJ, com início em julho de 2013. Coordenador do curso de auditoria odontológica do Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos - IPEBJ Professor Especialista do IPEBJ Membro da comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da 12ª Subseção de Ribeirão Preto: OAB/SP Coordenador do grupo de Doação de órgãos e tecidos para transplante do IPEBJ. Membro da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos ABTO Membro do Grupo de Arqueologia e Antropologia Forenses(GAAF), Portaria 1267 de 7 de novembro de 2013,da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil, Executa perícias cíveis em diversas comarcas do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Trabalha como assistente técnico em perícias cíveis e trabalhista. Consultoria Odontológica

Sebastião Donizete Lopes dos Santos

Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres

Silvia Regina Stefanini Fernandes

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Alta Paulista (1987), especialização pela Univem (Fundação Eurípedes Soares da Rocha de Marília) e mestrado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (2001). Atualmente é docente das Faculdades Adamantinenses Integradas (aprovada em concurso público) e docente da Faculdade de Direito da Alta Paulista. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Direito Internacional Público e Privado e Direito do Consumidor. Docente do IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos Ltda.

Tânia Mara Volpe Miele

Especialização em Bioéitca pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1980) com habilitação em Patologia Clínica e Análises Clínicas; Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, SP (1997) com habilitação em Direito Privado; Especialista em Direito Médico, odontológico e da Saúde; Especialista em Ciências Forenses; Pós graduanda em Criminologia e Pós graduanda em Criminal Profiling; Sócia fundadora e diretora do IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos, editor responsável pela revista científica eletrônica Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; Coordenadora Geral dos projetos de extensão e pós-graduação do IPEBJ Educacional; Idealizadora e coordenadora do FSI Brasil - Forensic Science Investigation - Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa na área Forense; Coordenadora da Comissão de Perícias Forenses da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto; Coordenadora da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP Subsecção de Ribeirão Preto; Ex-coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP; Coordenadora da Comissão Jurídica da SBIOMAC - Sociedade Biomédica de Acupuntura; Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da World Association for Medical Law; Membro da Sociedade Brasileira de Bioética; Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

Thiago Strapasson

Advogado sócio de Brasil Salomão e Matthes advocacia, com atuação nas áreas de direito tributário, regulatório e cooperativista. Bacharel em Ciências Contábeis e pós-graduado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributário (IBET). Professor de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL), do IPEBJ, do INEJE, da UNIP e das Faculdades REGES de RibeirãoPreto.

Vera Lúcia Espinoza Giampaoli

curriculo resumido.

Vladimir Borin

Diretor Executivo da Uniodonto Campinas Odontólogo graduado com especialização em Saúde Coletiva, Gestão Estratégica de Negócios e MBA em Gestão de Saúde. Desenvolvendo Carreira Administrativa, atuando como Diretor de Relações Cooperativas da Uniodonto de Campinas, Operadora de saúde odontológica, com aproximadamente 350,000 vidas em atendimento. Foco no Resultado Através de Planejamento Estratégico, a ANS, Auditoria e Gestão das Clínicas de Emergência e atendimento a Contratos específicos; Gerenciamento de Rede de 1500 dentistas Sócio-cooperados. As habilidades enquanto diretor de relações cooperativas , tais como: organização interna, análise crítica, gerenciamento de rede, atendimento aos sócio-cooperados e orientação ao resultado, desenvolvimento de negócios, tais como: diagnóstico empresarial, planejamento, visão estratégica, aliado á flexibilidade e liderança, compõe uma valiosa ferramenta para a gestão e crescimento dos negócios e contribuíram significativamente para a obtenção dos resultados ao longo da minha carreira. Especializações: Dimensionamento e Gerenciamento da Rede (Quantificação e Qualificação), Capacitação dos cooperados, Planejamento Estratégico, Implantação de Sistemas de Gestão de Qualidade, Parametização de Segurança n º s da Operadora Sistemas Operacionais, Auditoria, Relação Político-Institucional, Treinamento de Equipes e Gestão de Conflitos. Experiência: Diretor Uniodonto Campinas Diretor de Relações Cooperativas Operadora Odontológica Uniodonto Campinas Odontólogo Particular -Clínica Geral com aperfeiçamento em ortodontia e especialização em saúde coletiva.  

Palestrantes Convidados

Marco Aurélio Guimarães

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo / FMRP-USP (1993), mestrado(1996) e doutorado(2000) pelo Departamento de Fisiologia da FMRP-USP. Docente do Departamento de Patologia e Medicina Legal da FMRP-USP desde 1998.Pós-doutorado em Identificação Humana na University of Sheffield - UK (2002). Atua nas áreas de Medicina Legal e Bioética. Desenvolve pesquisas na área de identificação humana, com enfoque em Antropologia Forense, sendo responsável pelo Laboratório de Antropologia Forense do Centro de Medicina Legal (CEMEL) da FMRP-USP. Atua nos cursos de Medicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Nutrição, Fonoaudiologia, Informática Biomédica, Odontologia e Direito. Orientador pleno do Programa de Pós-graduação do Departamento de Patologia e Medicina Legal da FMRP-USP. É membro da Câmara Técnica de Bioética do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) e da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotencologia da OAB Ribeirão Preto. Tornou-se Professor Associado (MSS) com Livre-Docência em Antropologia Forense em 2014 pelo Departamento de Patologia e Medicina Legal da FMRP-USP. Diretor do Serviço de Verificação de Óbitos do Interior (SVOI) a partir de 2014.  

Curriculo Lattes

 

Você tem interesse em realizar este curso futuramente? Faça seu cadastro.

Dados Pessoais

Endereço Residencial

Dados Acadêmicos

Sim Não





Sim Não



 

. Matrículas encerradas. Caso tenha interesse em se matricular neste curso para ingresso imediato, entre em contato pelo telefone +55 16 3043.5638 ou pelo e-mail ipebj@ipebj.com.br

FSI Brasil - Forensic Sciences Investigation: Primeira Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa com atuação na grande Área Forense no Brasil. Oferecendo os serviços de Pesquisa, Assistência Técnica (Perícia), Consultoria e Treinamentos, o FSI Brasil conta com laboratórios multidisciplinares em Ciências Forenses, Ciências Sociais Aplicada e Ciências Comportamentais

- Saiba Mais

Brazilian Journal Of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics: O Brazilian Journal of Forensic Sciences - BJFS, única revista na América Latina com essa abrangência, tem como objetivo divulgar e valorizar a produção científica em ciências forenses , direito médico, odontológico e da saúde e bioética, expondo as novas tecnologias e metodologias empregadas em diversas situações, incentivando a interação multidisciplinar no campo dessas ciências.

- Saiba Mais