VOLTAR
Dependência Química e Outras Compulsões

Dependência Química e Outras Compulsões

Local

Ribeirão Preto - SP

Horário

Sexta-feira: 18 às 23h e Sábado: 8 às 18h
(1 final de semana por mês)

Duração


24 Meses

Investimento

25x de R$ 720,00**

 

O Curso

Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Dependência Química e Outras Compulsões

CERTIFICAÇÃO: Curso reconhecido pelo MEC com dupla certificação (acadêmica e profissional).

INÍCIO DAS AULAS:
Ribeirão Preto - SP: 03/03/2017
Sede do IPEBJ - Av. Senador César Vergueiro, 505. Bairro Jardim São Luiz. Ribeirão Preto. SP.

Devido grandes implicações de uso de drogas nas questões judicias, principalmente na criminal, preparamos um curso de aperfeiçoamento especializado nestas questões, contando com a participação de profissionais especialistas na área.

Objetivo

Objetivos Gerais

Informar e atualizar profissionais interessados no assunto abordando os principais conceitos, diagnóstico, tratamento e implicações jurídicas relacionadas à dependência química e outras compulsões.
Capacitação de profissionais que lidam com a população que consomem drogas e compulsões que levam a cometer delitos e crimes. 
Colaborar com a mudança do Sistema Jurídico em questões como prescrições das penas a tratamentos, podendo evitar reincidências nos presídios após recaídas constantes desta população dependentes químicos.

Objetivos Específicos

Ampliar o conhecimento técnico de profissionais que lidam com este público com a finalidade de integrar a área de Saúde com o Direito, uma vez que a dependência química é uma doença que traz transtornos jurídicos devidos a sua gravidade progressiva.

Público Alvo

Profissionais da área de Saúde, como médicos, psicólogos, enfermeiros. Na área Jurídica, profissionais tais como advogados, delegados, juízes. Na área da Educação: pedagogos, educadores, coordenadores de escolas. Demais profissionais interessados no assunto.

Informações Adicionais

*O IPEBJ reserva-se no direito de não iniciar a turma caso o número mínimo de alunos não seja atingido. Neste caso, o valor da primeira parcela paga será devolvido integralmente. 

Etapas do Processo Seletivo:
- Preenchimento da solicitação de matrícula e envio do currículo pelo aluno
- Avaliação das informações do aluno pela instituição
- Entrevista pessoal, caso seja solicitada pela coordenação
- Feedback de aprovação ou reprovação enviado para o email do aluno
- Após confirmação de aprovação, o aluno deverá efetuar o pagamento do boleto bancário já gerado. 

Após a conclusão dessa etapa, enviar pessoalmente ou via correio:
Relação de Documentos Obrigatórios:
Requerimento de matrícula preenchido e assinado. (Clique aqui para fazer o download do requimento).
Documento comprobatório de associação do aluno à Instituição conveniada, para concessão de desconto no Curso
Atestado de Antecedentes Criminais.
Duas cópias autenticadas de:
Diploma de Graduação, devidamente registrado, obtido em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação, ou Certificado de Conclusão de Curso.
Duas cópias simples de:
Certidão de nascimento ou de casamento
CPF - Cartão de Inscrição na Receita Federal
RG - Cédula de Identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro
Carteira de Reservista
Título de Eleitor
Comprovante de Residência
*Obs: Carteira de habilitação e carteira de registro profissional não serão aceitos como RG e CPF
02 fotos 3x4 recentes e coloridas
3 (três) vias do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (disponibilizado na Área Restrita)
Caso aprovado no processo seletivo, o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais será disponibilizado na Área Restrita, no prazo de até 3 (três) dias úteis, que deverá ser assinado e rubricado em 3 (três) vias, e devolvido ao IPEBJ via correio, dentro de período estabelecido para as matrículas. No primeiro dia de aula, o aluno receberá sua via do contrato. A entrega dos documentos pessoais e do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais são obrigatórios para confirmação da matrícula.

 

 

 

Programa

Duração: 24 meses
Aulas: 01 encontro presencial por mês (Sexta: 18h às 23h / Sábado: 8h às 18h).
Aulas teóricas, atividades práticas, estudo de casos e simulações
Aulas presenciais: 360 h
TCC: 40 h
Atividades extras: 80 h
Estágio: 120 h podendo ser realizado na própria cidade onde o aluno reside, através de convênio com o IPEBJ.
Carga horária total: 600 horas

 

Conteúdo Programático

Toxicologia das Substâncias Psicoativas. Visão Geral das Dependências e Consequências
Toxicologia e Implicações Jurídicas
Compreendendo as Dependências e suas Complicações Psíquicas. Uso, Abuso e Dependência
Toxicologia Forense. Diagnóstico e Conduta Psiquiátrica
Entrevistas e Avaliações Clínicas e Jurídicas
Metodologia Científica
Direito Penal e Processo Penal
Toxicologia na Infância, Adolescência e Infrações         
Aspectos Psicológicos e Jurídicos conforme a Lei do Trânsito
Toxicologia e Crimes
Vitimologia e Drogas
Modelos de Tratamentos
Perfil Comunicativo
Metodologia de Tratamento. Intervenções
Reabilitação e Reinserção Familiar
Prevenção
Psicologia do Testemunho
Dependências. Recursos Técnicos na atuação do Psicólogo Jurídico
Gerenciamento de Crises. Importância do Treinamento Específico para Profissionais que lidam com este público
Ética
Didática do Ensino Superior

 

 

 

 

 

Investimento

25x de R$ 720,00

Descontos

Desconto por indicação: 5% a cada indicação que se matricular em qualquer curso de pós-graduação lato sensu.

Desconto para ex-aluno de pós-graduação do IPEBJ: 15%.

Descontos através de convênios. Clique aqui

 

Coordenadores

Docentes

Aline Lobato Costa

·         Doutora e mestre em Psicologia Investigativa pela Universidade de Liverpool-Inglaterra, ·         Professora efetiva e titular do Departamento de Psicologia e do Departamento de Direito, da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. ·         Coordenadora do Curso de Especialização em Inteligência Policial e Análise Criminal, convênio Ministério da Justiça-MJ/Secretaria de Segurança Pública da Paraíba/ACADEPOL-Paraíba/UEPB. ·         Coordenadora do Curso de Especialização em Direito Penal e Processual Penal e do curso de Especialização em Segurança Pública, convênio Ministério da Justiça-MJ/Secretaria de Segurança Pública da Paraíba/ACADEPOL-Paraíba/UEPB (ambos recém concluídos). ·         Professora de cursos de especialização da UEPB em Direito Penal; Segurança Pública; Perícia Criminal; Inteligência Policial e Análise Criminal. ·         Professora convidada do Curso de Especialização em Segurança Pública da Polícia Militar do Estado da Paraíba, João Pessoa-Paraíba. ·         Professora convidada do Curso de Especialização em Ciências Criminais do Centro de Educação Superior Reinaldo Ramos-CESREI, Campina Grande-Paraíba. ·         Professora convidada do Curso de Especialização em Psicologia Jurídica da Faculdade Integrada da Patos-FIP, Campina Grande-Paraíba. ·         Professora convidada do Curso de Especialização em Psicologia Jurídica e Inteligência Criminal do Instituto Nacional de Cursos-INCURSOS, Goiás. ·         Professora convidada do Curso de Especialização em Criminal Profiling do Instituto Paulista de Estudos Biomédicos e Jurídicos-IPEBJ, Ribeirão Preto-SP. ·         Presidente da Diretoria Regional Nordeste da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica. ·         Professora ministrante de vários cursos para a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Escola de Magistratura, Fóruns Criminais e Universidades, na área de Análise da Cena do Crime e do Perfil dos Criminosos; Comportamento Criminal; Técnicas de Investigação; Técnicas de Entrevistas com Testemunhas, Vítimas e Suspeitos; Geografia do Crime; Criminal Profiling, Psicologia Investigativa. ·         Palestrante em congressos e simpósios nacionais e internacionais. ·         Única brasileira com mestrado e doutorado em Investigative Psychology (Psicologia Investigativa).

Antonio de Pádua Serafim

  Graduado em Psicologia - UFPB (1992); Mestrado em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia (IPUSP, 1999); Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (2005); Especialização em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas HCFMUSP (1994). Diretor do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia e Coordenador do Programa de Psiquiatria e Psicologia Forense (NUFOR) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq/HCFMUSP). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Docente Orientador do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento (IPUSP); Membro do GT ANPEPP Tecnologia Social e Inovação: Intervenções Psicológicas e Práticas Forenses contra Violência. Área de pesquisa: Saúde Mental e Violência, Personalidade, Psicologia e Neuropsicologia Cínica e Forense.

Célia Maria Castro Corrigliano

Faculdade de Farmácia e Bioquímica Pontifícia da Universidade Católica de Campinas, (PUCCamp/ 1982). Perito Criminal de Classe Especial;   Professor da disciplina “Introdução ao Estudo da Criminalística”  e “Balística Forense” ACADEPOL – Academia de Policia Civil Coriolano Nogueira Cobra - Secretaria da Segurança Publica de São Paulo;   Tutora da rede de Ensino a Distancia/Secretaria Nacional Segurança Publica - Disciplina Balística Forense Avançada (60h);  

Cristina Zveiter de Moraes Racca

Psicóloga Clínica e Institucional formada pela PUC-SP. Licenciada em Psicologia. Especialista em psicologia hospitalar e psicoterapia analítica de grupo. Experiencias profissionais em comunidade terapêutica, instituição escola e acolhimento institucional.

Emanuele Seicenti de Brito

Isamara Geandra Cavalcanti Caputo

Cirurgiã-Dentista, graduada em Odontologia pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (1995). Especialista em Odontologia Legal e Deontologia pela FOP/UNICAMP (2007), Mestre em Odontologia Legal e Deontologia pela FOP/UNICAMP (2009). Doutora em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP-USP (2014); Professora do Curso Atualização em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, e dos cursos de especialização em Ortodontia, Endodontia, Dentística, Implatodontia na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas seccional de Ribeirão Preto ministrando aulas de Odontologia Legal, Ética, Legislação e Metodologia. Professora dos cursos de especialização em Direito Médico e da Saúde e Ciências Forenses do Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos - IPEBJ. Coordenadora do Curso de Ciências Forenses do Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos - IPEBJ. Perita Colaboradora do Centro de Medicina Legal da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (CEMEL). Diretora do Departamento de Odontologia Legal (DOL/APCD-RP) da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, seccional Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Legal e Deontologia, atua como perita "ad hoc" e assistente técnica na área de odontologia.

Jafesson dos Anjos do Amor

Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia em 1995. Residência em Psiquiatria pelo Hospital Das Clínicas de Ribeirão Preto e Faculdade de Medicina Da Universidade de São Paulo em janeiro de 1999. Especialista em Psiquiatria pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Psiquiatria em 1999 e em Psiquiatria Forense em 2004. MBA em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas em abril de 2001. Psiquiatra Forense credenciado pela Direção Regional De Saúde XIII Ribeirão Preto desde outubro 1998. Psiquiatra Forense credenciado pela Justiça Federal de Ribeirão Preto desde 2000. Médico Psiquiatra do Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto desde setembro 1999 e desde junho de 2015 como Diretor Técnico do Hospital. Professor convidado do IPEBJ desde 2008.

Leonardo Ferreira Faria

Psicólogo, Mestrando em Ciências Criminológicas-Forenses, Especialista em Neuropsicologia, Criminologia e Psicologia Jurídica. Psicólogo Criminal da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás. Coordenador Nacional do Curso de Pós-Graduação em Avaliação Psicológica, e de Perícia Criminal/Ciências Forenses do grupo DALMASS.  Professor na Academia da Polícia Militar do Estado de Goiás (Curso de Formação de Oficiais, Especialização em Altos Estudos em Segurança Pública e Curso de Negociador Policial). Professor de disciplinas, Supervisor de Estágio e Orientador de TCC do Curso de Pós-Graduação do IPEBJ-SP, PUC-GO, IPEBJ-SP, NEPNEURO-GO, Escola Superior de Magistratura do Estado de Goiás e Acadepol-Paraíba. Realiza consultoria em temas de Neurociência e Criminologia. Autor e escritor de artigos científicos e capítulos de livros, com temas em Neurociências e Criminologia. Membro sócio da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica.

Mônica Azzariti

Fonoaudióloga com título de Especialista em voz concedido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Pós graduada em Linguística. Pós graduada em Segurança Pública. Mestrado em Análise do Discurso. Perita cadastrada no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Instrutora do BOPE - Unidade de Intervenção Tática - GNA (Grupo de Negociação e Análise). Instrutora da Coordenadoria de Polícia Pacificadora. Coordenadora e docente do IPEBJ. Membro e Pesquisadora FSI Brasil. Membro especialista do American College of Forensic Examiners Institute. Atuante na área de segurança pública desde 2005.

Mônica Santiago Oliveira Amaral Carvalho

Formada no ano de 2002 pela Universidade Paulista – UNIP – Ribeirão Preto Pós-Graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade de Franca. Pós-Graduada em Direito Médico e da Saúde pelo Centro Universitário Barão de Mauá – Ribeirão Preto/SP. Pós-Graduanda em Ciências Forenses pelo Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos Ltda - IPEBJ - Ribeirão Preto/SP

Monique Brandão de Freitas

FORMAÇÃO: Universitário: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1986. Pós-graduação_ Especialização em dependência Química e outras dependências. Escola Paulista de Medicina, SP. - Especialização em cardiologia Curso Ministrado pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo- SOCESP Período: 07 a 12/1995 - Formação em Psicologia Hospitalar - Período: 03 a 11/1985 Carga horária: 360 horas - Formação Psicanalítica de Grupo (SPAG), reconhecida pela Federação Americana de Grupo. Período: 1990 a 1992 -Vinte e seis anos de experiencia trabalhando na área de saúde mental. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: _ 2003 - Membro da equipe Clínica Greenwood, (São Paulo, Atendimento especializado em recuperação de dependentes químicos- voluntários e involuntários) Funções: 2003 a 2007: Plantonista, Gerente de grupo 2007 a 2011: Gerente clínica 2012/2014 Membro da equipe de ampliação dos programas ambulatoriais da clínica Greenwood, SP. 2013- Membro da implantação e diretoria clínica SER de Campinas, Atendimento ambulatorial ao dependente Químico e outras dependências. 1997/2000 - Psicóloga Integrante da Equipe Multiprofissional da Comunidade Terapêutica Marrion (Assistência ao Programa de Recuperação em Dependência química) 1995/1997 - Coordenadora do Programa de Prevenção de AIDS e DST/ do grupo Conviver da Prefeitura Municipal de Campinas SP, vinculado ao projeto do Ministério da Saúde. 1995/1987- Coordenadora do Programa de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Jaguariúna-SP 1995-1997- Implantação do Serviço de psicologia Hospitalar da equipe de psicologia hospitalar do hospital Samaritano de Campinas SP- Supervisora da equipe. 1986/1995 - Trabalho junto à Equipe Multiprofissional no serviço e Assistência Psiquiátrica em Hospital Geral (Clinica Alternativa), junto ao Hospital Santa Edwirgens. Consultório particular: desde 1986 OUTRAS QUALIFICAÇÕES: 2009: Curso de Artes Plásticas –Escola Panamericana-SP ANALISE PESSOAL: Individual e de grupo. ATIVIDADES LIGADAS AO ENSINO: _1995/1997 -Responsável pela Coordenação e Supervisão de estágios do Curso de Formação de Psicologia Hospitalar da " Clínica Caminho " . _Supervisora Técnica da Equipe do serviço de implantação de psicologia Hospitalar da Beneficência Portuguesa de Campinas SP. _Supervisora Técnica da Equipe de implantação de psicologia hospitalar do Hospital Samaritano de Campinas SP. _Implantação do Manual Informativo e trabalho junto a familiares e pacientes da UTI, do Hospital Samaritano de Campinas SP – - 2014- Participação junto a equipe de professores do Sociedade psicanalítica de grupo de Campinas SP. TRABALHO DE PESQUISA/ APRESENTAÇÕES: 1990/1991 - Pesquisa ligada ao Centro de Referência da Secretaria do Estado de São Paulo (Centro de Referência de AIDS/DST) realizada na cidade de Jaguariúna SP, pelo Centro de Saúde da Prefeitura Municipal. (Enviado ABSTRACT para VII Conferência sobre AIDS - Itália e Conferência sobre AIDS nas Filipinas). 1993 - Pesquisa ligada ao Centro de Referência de AIDS - Corsini, juntamente com Dra. Silvia Belucci, realizado em Campinas SP. Tema: Trabalho Preventivo de AIDS/DST, para população de risco, prostituta e travestis. 1994/1996 – Pesquisa ligada ao centro de Referência, Corsini. Tema: INTERVIR PREVENTIVAMENTE (AIDS/DST) em grupos de homossexuais. Pesquisa realizada junto ao SPAG (SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE GRUPO DE CAMPINAS), Orientador - Dr. Antônio Terzis ( Prof. e Orientador de pós-graduação da PUCCAMP PARTICIPAÇÃO EM SIMPÓSIO COMO EXPOSITORA: 1986 - III Encontro de Psicologia da Região de Campinas SP. Tema: Implantação do serviço de psicologia hospitalar em hospital geral. Semana de Estudos da PUCCAMP. Tema: O trabalho do psicólogo em assistência psiquiátrica ligada ao hospital geral. 1987 - Iº Encontro de Saúde Mental ligado à equipe multiprofissional. Participação: membro da mesa-redonda. Tema: O trabalho do psicólogo dentro de uma equipe multiprofissional ligada ao hospital psiquiátrico. Local: Hospital Américo Bairral - Itapira SP. Mesa-redonda: Tratamento do paciente psiquiátrico internado. 1992 - Iº Encontro de Saúde Mental de Jaguariúna SP. Participação como organizadora. Mesa-redonda: Desospitalização e Novas Propostas. 04/11: Palestras Universidades São Francisco, Itatiba SP. Tema: Relato de experiências desenvolvidas na área psiquiátrica. 1993 - Palestra - Universidade São Francisco, Itatiba SP. Tema: Reabilitação psicossocial – Palestra destinada a alunos e professores do curso de Especialização em psicologia Institucionais do Instituto de Psicologia da PUCCAMP/SP. Tema: Funcionamento do Serviço de Psicologia do Hospital Dia da Clínica Caminho - Centro de Reabilitação Psicossocial. 1995 - Palestrante do 2º Simpósio “Eros e Psiquê” Mito na Relação Amorosa, pela Escola Contemporânea em conjunto com N.E.P - Núcleo de estudos psicológicos da UNICAMP, Dep. de Psiquiatria da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas e Caminho. Tema: Novas formas de relacionamento amoroso, os Caminhos da Sensibilidade. Período: 17 e 18/05. 2000 - IIIº Simpósio, Mito e Psicanálise da Relação Amorosa, " De Eros e Psiquê aos Relacionamentos Virtuais ". Participação na mesa-redonda. As crises do casal contemporâneo e suas possíveis soluções. Tema: Relacionamento Coodependente X Relacionamento Interdependente. 18 e 19/2000. 1994- Autora do Trabalho apresentado no XVI Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo ( SOCESP ). Tema: A família como uma organização veicular inter-subjetiva com pacientes cardíacos em UTI. Local: UNICAMP, Campinas SP - 17/06 2013- Entrevistas jornais e TV, sobre o tema compulsão por compras SP e Rio. 2014- Autora do livro em andamento sobre oniomania (dependentes por compras) SUPERVISÕES: . Professores da Equipe do SPAG Sociedade Psicanalítica de Grupo de Campinas SP . Professores da equipe do Familiae/SP . Supervisões da Equipe de Formação de Psicologia Hospitalar da Equipe de São Paulo, Dr. Ricardo Sebastiani Werner . 1999 - Participação do FOT no Familiae/SP. Trabalho de Origem da Família do Terapeuta. .2003 a 2014 Supervisão clínica juntamente com equipe da clínica Greenwood-SP Supervisor: Dr. Pablo Miguel Roig-SP

Rubens Correia Junior

  Mestre em Ciências pela USP/Ribeirão Preto - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento de pesquisa em enfermagem. Área: Enfermagem Psiquiátrica. Linha de pesquisa: Promoção de saúde mental / Estudos sobre a conduta, a ética e a produção do saber em saúde. Possui graduação em Direito pela Universidade de Uberaba (2004). Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade de Franca e especialista em CRIMINOLOGIA pela PUC/MINAS(2008/2009). Atualmente é professor de graduação nas áreas de Direito público com Ênfase em Penal e Constitucional. Professor de Criminologia e Homicidas em série, Criminologia, legislação penal especial, crimes tributários (dentre outras disciplinas) em pós-graduações pelo Brasil como PUC/BH, UNIT/SE, UNIUBE/MG, IPEBJ/SP. Coordenador e docente do IPEBJ/SP. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da comissão de Direitos Humanos da OAB/MG. 

Rui Mateus Joaquim

 Doutorando do laboratório de neuropsicologia pelo programa de Pós- Graduação em Ciências da Reabilitação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (USP) Bauru- SP. Mestre em psicologia do desenvolvimento e aprendizagem pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) Bauru - SP. Graduado em psicologia (bacharelado e formação de psicólogo) pela Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba (FEA). Docente de Análise Experimental do Comportamento e Avaliação Psicológica da Universidade do Sagrado Coração / Bauru –SP. Docente convidado do IPEBJ. Possui experiência como assistente técnico na área de psicologia jurídica, professor universitário e psicólogo clínico atuando nas áreas de terapia cognitivo-comportamental e neuropsicologia. É pesquisador nas áreas de comunicação não verbal do comportamento e neurociência cognitiva.

Vlamir de Jesus Sandei

Graduação em Direito e Mestrado em Direito Penal pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP  Especialização em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP Foi Delegado de Polícia do Estado de São Paulo. Professor concursado de Criminologia da Academia de Polícia do Estado de São Paulo. Professor de Direito Processual Penal da Faculdade de Direito da UNIESP. Professor de Criminologia convidado da pós-graduação no curso de especialização de Medicina Legal do Departamento de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da USP; Professor de Vitimologia na pós-graduação do IPEBJ – Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos de Ribeirão Preto – SP. Advogado. Publicações: Criminalidade oculta e estatística criminal. Fatores sociais desencadeantes do crime de homicídio.  

Palestrantes Convidados

Nenhum palestrante relacionado

 

Você tem interesse em realizar este curso futuramente? Faça seu cadastro.

Dados Pessoais

Endereço Residencial

Dados Acadêmicos

Sim Não





Sim Não



 

. Matrículas encerradas. Caso tenha interesse em se matricular neste curso para ingresso imediato, entre em contato pelo telefone +55 16 3043.5638 ou pelo e-mail ipebj@ipebj.com.br

FSI Brasil - Forensic Sciences Investigation: Primeira Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa com atuação na grande Área Forense no Brasil. Oferecendo os serviços de Pesquisa, Assistência Técnica (Perícia), Consultoria e Treinamentos, o FSI Brasil conta com laboratórios multidisciplinares em Ciências Forenses, Ciências Sociais Aplicada e Ciências Comportamentais

- Saiba Mais

Brazilian Journal Of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics: O Brazilian Journal of Forensic Sciences - BJFS, única revista na América Latina com essa abrangência, tem como objetivo divulgar e valorizar a produção científica em ciências forenses , direito médico, odontológico e da saúde e bioética, expondo as novas tecnologias e metodologias empregadas em diversas situações, incentivando a interação multidisciplinar no campo dessas ciências.

- Saiba Mais