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Pós Graduação Lato Sensu Auditoria e Perícia Ambiental

Matrículas encerradas. Caso tenha interesse em se matricular neste curso, entre em contato conosco pelo e-mail ipebj@ipebj.com.br ou pelo telefone (16) 3624-1724.

Periodicidade

Mensal (Duração: 24 meses / Aulas: 01 encontro presencial por mês)

Horário das aulas

Sexta-feira, das 18:00 às 23:00

Sábado, das 08:00 às 18:00

Carga Horária

415 horas

Local das aulas

Sede IPEBJ. Av. Senador César Vergueiro, 505.
Ribeirão Preto - SP

Processo Seletivo

Análise Curricular. Envio de Carta de Intenção e Curriculum para ipebj@ipebj.com.br

Início das Aulas

14/03/2014

Matrícula

até 07/03/2014

Vagas Limitadas: O IPEBJ reserva-se o direito de não iniciar o curso, caso não seja atingido o número mínimo de matriculados. Nesse caso, o valor da primeira parcela será devolvido integralmente.

Tem interesse de fazer o curso futuramente ? Faça seu pré-cadastro de interesse.
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Descrição

A degradação sofrida pelo meio ambiente assim como a escassez dos recursos naturais são consequências de atividades econômicas praticadas em todo o planeta. A prática de um desenvolvimento sustentável implica mudanças profundas nos sistemas internos do país como também em suas relações políticas internacionais.

Assim, as questões relacionadas ao meio ambiente estão cada vez mais inseridas nas atividades relativas ao sistema produtivo e à administração das organizações, sejam elas públicas, privadas ou do terceiro setor.

O diferencial da pós-graduação em Auditoria e Perícia Ambiental oferecida pelo IPEBJ, além dos professores altamente qualificados é a preocupação em trabalhar as questões ambientais de forma multi e interdisciplinar, o que possibilita habilitar o profissional
 

Objetivo

Especializar profissionais no desempenho de funções setoriais de gerenciamento de questões ambientais, tanto em setores públicos, quanto em privados, desenvolvendo –lhes uma visão integradora acerca do Meio Ambiente e de suas bases de sustentabilidade;

Capacitar profissionais para a sistemática de perícias e avaliações ambientais, para as técnicas de análise e controle das interferências humanas em seu entorno e para a compreensão e atuação em procedimentos de regulação e auditoria ambiental;

Fornecer embasamento técnico e prático para a realização de avaliações e perícias, judiciais ou extrajudiciais, na área do meio ambiente;
 
Promover o conhecimento da legislação e normas técnicas aplicáveis às Perícias e Avaliações Ambientais;
 
Qualificar profissionais para a elaboração de laudos, pareceres técnicos e consultoria referente a questões de regulação e controle dos impactos causados ao meio ambiente;
 
Fornecer conhecimento de técnicas e tecnologias atuais para subsidiar o diagnóstico, monitoramento e recuperação da qualidade ambiental;

Promover uma visão estratégica para a assessoria a empresas e instituições em relação ao manejo e conservação do meio ambiente;

Formar especialistas em Perícias e Avaliações Ambientais, permitindo seu pleno exercício no mercado de trabalho.
 
 

Conteúdo Programático

Duração: 24 meses
Aulas: 01 encontro presencial por mês (Sexta: 18h às 23h / Sábado: 8h às 18h)

Módulos:

Módulo I: Aspectos Introdutórios
Origem e histórico
Conceito e características
Os tipos e classificações das Auditorias
Os tipos e classificações das Perícias
O Meio ambiente na atualidade: contexto mundial e amplitude do tema

Módulo II: Questões Aplicadas à Auditoria Ambiental
Planejamento e execução da Auditoria
Realização do relatório da Auditoria Ambiental
Instrumentos para realização da Auditoria Ambiental
Auditoria e Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental

Módulo III: Questões Aplicadas à Perícia Ambiental
Perícia extrajudicial com ênfase nas questões ambientais
Perícia judicial com ênfase nas questões ambientais
Nomeação do perito judicial
Impugnação do perito judicial
Responsabilidade civil e penal do perito
Confecção de laudo e parecer técnico
Legislação aplicada à Perícia Ambiental
Honorários periciais
Assistente técnico
Quesitos

Módulo IV: Legislação, Impacto e Dano Ambiental
Noções de Direito com enfoque em Direito Ambiental
Conceito, características e diferenças das principais ações na matéria ambiental: ação civil pública, ação popular, ação criminal e ação comum ordinária
Política Nacional do Meio Ambiente, SISNAMA e CONAMA
Licenciamento Ambiental: Etapas, EIA/RIMA e RAP
Responsabilidades Ambientais: Administrativa, Civil e Penal
Definição de Responsabilidade subjetiva e objetiva
Conceito de Impacto Ambiental: identificação e avaliação
Dano Ambiental: conceito de meio ambiente, de poluição e de dano
Espécies e dimensão dos danos ambientais

Módulo V: Reparação e Valoração do Impacto e Dano Ambiental
Avaliação, análise e gerenciamento de riscos ambientais
Metodologias de valoração econômica de bens e passivo ambientais
Planejamento estratégico e econômico de questões ambientais
Certificação ambiental

Módulo VI: Complementar
Ética, Bioética e Meio Ambiente
Metodologia Científica
Didática do Ensino Superior

Público Alvo

Profissionais graduados em todas as áreas de conhecimento, interessados em adquirir formação em gestão, perícia e auditoria na área ambiental, obtendo um diferencial competitivo para o mercado de trabalho.

Coordenadores

  • Tânia Mara Volpe Miele
    Tânia Mara Volpe Miele Especialização em Bioéitca pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1980) com habilitação em Patologia Clínica e Análises Clínicas; Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, SP (1997) com habilitação em Direito Privado; Especialista em Direito Médico, odontológico e da Saúde; Especialista em Ciências Forenses; Pós graduanda em Criminologia e Pós graduanda em Criminal Profiling; Sócia fundadora e diretora do IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos, editor responsável pela revista científica eletrônica Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; Coordenadora Geral dos projetos de extensão e pós-graduação do IPEBJ Educacional; Idealizadora e coordenadora do FSI Brasil - Forensic Science Investigation - Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa na área Forense; Coordenadora da Comissão de Perícias Forenses da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto; Coordenadora da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP Subsecção de Ribeirão Preto; Ex-coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP; Coordenadora da Comissão Jurídica da SBIOMAC - Sociedade Biomédica de Acupuntura; Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da World Association for Medical Law; Membro da Sociedade Brasileira de Bioética; Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

  • Trissia Maria Fortunato Paes de Barros

Docentes

  • Evandra Bússolo Barbi
    Evandra Bússolo Barbi

    Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” / ESALQ – Piracicaba – SP. Extensão Universitária - Curso de Liderança, Comunicação e Relações Humanas pela Faculdade de Ciências Econômicas de Bauru. Conclusão em 1996.Florescer Agro-Ambiental Ltda., CREA 106.392.7, a partir de setembro/1995, como Sócia-Proprietária e Diretora, sendo Responsável Técnica por diversos projetos.


  • Fernando César Bolque

  • Marcelo Cherubim do Prado
    Marcelo Cherubim do Prado

    Engenheiro Civil Autônomo formado pela Universidade de São Paulo – Escola Politécnica Engenharia Civil   
    Advogado (2008) formado pela Universidade de São Paulo – Faculdade de Direito do Largo São Francisco –Direito
    Uninove -Licenciatura em Matemática; Academia de Policia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” - Curso de Formação Técnico Profissional para Perito Criminal. Perito Criminal - Perito do Núcleo de Engenharia, atuando junto ao Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo, “Dr. Octavio Eduardo de Brito Alvarenga”, atualmente designado para exercer suas funções junto ao Núcleo de Engenharia.Professor Complexo Educacional Damásio de Jesus ministrando aulas de matemática e lógica para cursos preparatórios para concursos públicos.
     


  • Marcelo Pereira de Souza - a confirmar
    Marcelo Pereira de Souza - a confirmar

     

    <p style="\\&quot;text-align:" justify;\\"=""> Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D

    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1980), graduação em Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos (2002), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1981), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Instrumentos de Política Ambiental, com ênfase em Avaliação de Impacto Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: estudo de impacto ambiental, zoneamento ambiental, gestão ambiental, avaliação ambiental estratégica e gestão de recursos hídricos.


  • Maria Aparecida Giannini de Freitas
    Maria Aparecida Giannini de Freitas CURRICULUM VITAE Maria Aparecida Giannini de Freitas é Mestre em Educação (FEUSP), Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais (FFLCHUSP e FEUSP), Bacharel em Direito (UNESP), Licenciada em Pedagogia, com Habilitação em Administração Escolar e Orientação Educacional de 1° e 2° Graus. (Faculdade de Educação Piratininga, São Paulo) e Habilitação Plena em Supervisão Educacional de 1° e 2° graus. (FFCL Prof. Carlos Pasquale, São Paulo). Desenvolveu sua carreira profissional prioritariamente no magistério, em escolas públicas e privadas, em todos os níveis. Exerceu, também, a advocacia. É professora de Metodologia da Pesquisa Científica dos Cursos oferecidos pelo IPBEJ- Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos. Foi professora de Antropologia, Sociologia, Monografia I, Ciência Política, Teoria do Estado e Teoria Geral do Processo, no Curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda, tendo ainda lecionado as disciplina Instituições de Direito Público e Privado para os cursos de Gestão e a disciplina Administração Escolar para o Curso de Pedagogia da mesma Instituição. Coordenou o Curso de Direito de 2004 a 2007. Enquanto docente de Monografia I, orientou a elaboração de todos os projetos de monografia dos alunos do Curso de Direito no período docente, preparando-os para a elaboração final, com o orientador específico. Foi Professora Titular de Sociologia Geral e da Educação nos cursos de Estudos Sociais e Pedagogia da FFCL Prof. Carlos Pasquale, em São Paulo, tendo ainda exercido, em substituição, a docência na disciplina Prática de Ensino de Ciências Sociais, na FEUSP. Na rede estadual de ensino(SP) atuou como professora III, diretora de escola (efetiva) e supervisora de ensino, nas cidades de São Paulo, Pradópolis, Jardinópolis e Ribeirão Preto. É associada da ABEDi – Associação Brasileira de Ensino do Direito, tendo artigos publicados nos Anais do 2º e 3º Congressos da entidade, e do Sindicato de Especialistas da Educação do Magistério Oficial – UDEMO – onde é membro da diretoria regional (Ribeirão Preto).

  • Patricia Borba Marchetto
    Patricia Borba Marchetto

     

    <p style="\\&quot;text-align:" justify;\\"=""> Doutora em Direito pela Universidad de Barcelona (2001), com título reconhecido pela Faculdade de Direito da USP. Professora assistente doutora do curso de Administração Pública da Faculdade de Ciencias e Letras de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), e coordenadora do mesmo curso. Na graduação (UNESP) ministra as disciplinas Direito Tributário e Introdução ao Estudo do Direito. E a disciplina Bioética, no Programa de Pós Graduação em Direito da UNESP-Campus Franca. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributario e Financeiro, Administrativo e Bioética, atuando principalmente nos seguintes temas: tributos,responsabilidade social empresarial e bioética


  • Ricardo Luis Lopes
    Ricardo Luis Lopes

    Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia Civil e Agrimensura de Araraquara;  Bacharel em Química pelo Instituto de Química de Araraquara-UNESP; Pós-graduação “Lato Sensu” – Especialização em ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, realizada no Centro Universitário Moura Lacerda Ribeirão Preto.  Professor de Química Forense da unidade docente II – Criminalística da ACADEMIA DE POLÍCIA “DR. CORIOLANO NOGUEIRA COBRA” – São Paulo – Polícia Civil de São Paulo – Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Perito Criminal do Estado São Paulo lotado na Superintendência de Polícia Técnico Científica da Secretaria de Segurança Pública da Polícia Civil desde fevereiro de 1993.


  • Sebastião Lázaro Bonadio - a confirmar
    Sebastião Lázaro Bonadio - a confirmar

     

    <p style="\&quot;text-align:" justify;\"=""> Possui mestrado em Tecnologia Ambiental pela Universidade de Ribeirão Preto (2005). Tem experiência na área de Química e em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: poluição, análise de água, oxigênio e água - saneamento.


  • Sônia Regina De Grande Petrillo Obregon

  • Trissia Maria Fortunato Paes de Barros

Palestrantes Convidados

Informações Adicionais

Certificação MEC

No período compreendido entre 1965 e atual, a partir do Parecer n° 977 que definiu e caracterizou os cursos de pós-graduação distinguindo-se em dois tipos stricto sensu e os lato sensu, a legislação sobre os cursos de pós-graduação evoluiu. A norma vigente para os cursos na modalidade lato sensu em nível de Especialização oferecidos pelo IPEBJ estão amparados pela Resolução CNE/CES n° 1 de 8 de junho de 2007.


O processo de seletivo compreenderá:
I - avaliação do currículo (modelo Lattes atualizado até data da inscrição ou “curriculum vitae”); 
II- análise de carta de intenções apresentadas pelo candidato;
III – análise de documentos pessoais e,
IV - entrevista pessoal.


Todas as fases do processo terão caráter eliminatório. Considerando que cada fase do processo simplificado de seleção tem caráter eliminatório e que os comunicados serão feitos através de correspondência eletrônica (e-mail) ou por contato telefônico é importante que essas informações (endereço e número de telefone) sejam mantidas atualizadas.

O currículo e a carta de intenções poderão ser encaminhados através de correspondência eletrônica e os documentos pessoais deverão ser encaminhados pelo correio. 

Os documentos pessoais ou profissionais compreendem:
(duas cópias de cada documento listado abaixo)

I –Cópia reprográfica autenticada do Diploma de Graduação, devidamente registrado, obtido em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação;
II – 3 (três) fotos 3x4 recentes e coloridas;
III- Cópia reprográfica simples da certidão de nascimento ou de casamento.
IV- Cópia reprográfica simples do cartão de inscrição na Receita Federal (CIC/CPF);
V- Cópia reprográfica simples da cédula de identidade (RG) ou do Registro Nacional de Estrangeiros e
VI – Histórico escolar (graduação).

As entrevistas serão agendadas pela coordenação do curso e a data será comunicada com antecedência mínima de 48 horas através de correspondência eletrônica ou por telefone. Os meios telemáticos de comunicação (skype) poderão ser utilizados para entrevistas se os interessados residirem a uma distância superior a 50 Km de Ribeirão Preto.
Após a aprovação no processo seletivo, a Coordenação do curso encaminhará ao interessado o contrato de prestação de serviços educacionais, em duas vias, que deverá ser assinado e devolvido pelo interessado em data anterior aquela fixada para o inicio das aulas. 
No primeiro dia de aula, após a atualização de seus dados cadastrais, o aluno receberá sua via do contrato de prestação serviços.

Investimento

25 X 432,00 *


* Valor já calculado com o desconto de 10% de pontualidade para pagamentos efetuados até o dia 07 de cada mês (desconto aplicado a partir da segunda parcela)

Descontos Especiais**:
Desconto por indicação: 5% a cada indicação que se matricular em qualquer curso de pós-graduação lato sensu.
Desconto para ex-aluno de pós-graduação do IPEBJ: 15%.

Descontos através dos convênios - clique aqui
Algumas informações precisam ser revistas, corrija os seguintes erros:

Endereço

Av. Senador César Vergueiro, 505, sl. 16
Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil
CEP 14020.500
+55 16 3624-1724
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