Nome: Francisco Valente Gonçalves

Mini-curriculo:

Francisco Valente Gonçalves é psicólogo clínico e forense com especialização em avaliação psicológica e intervenção terapêutica com populações de risco. Finalizou, com 20 valores, o Mestrado no ISPA-IU (Portugal) na área da avaliação da mentira e prepara-se para defender o Doutorado na University of Leicester (Reino Unido) na área da análise de erros e standards na investigação criminal.

Colaborou com agências policiais a nível internacional bem como tem realizado consultoria na área da estandardização de metodologias de investigação forense e de recrutamento de peritos.

Os seus interesses de investigação passam pela avaliação psicológica forense, tomada de decisão no sistema jurídico e na investigação criminal e integração de inteligência artificial na área forense.

Autorou dezenas de publicações e apresentações científicas como primeiro autor e ganhou mais de uma dezena de prémios científicos a nível internacional. É membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, empreendedor de projectos na área da psicologia e da criminologia, consultor de associações na área da psicologia e ciências forenses e membro de diversas sociedades científicas internacionais nestas mesmas áreas.