VOLTAR

V SIMPOCRIME - Simpósio de Criminal Profiling e Análise Criminal Comportamental

 

Programação

21/04/2018

07:15 - 08:00
CREDENCIAMENTO

08:00 - 08:30
ABERTURA OFICIAL

08:30 - 09:15
Serial Killers: O Fenômeno no Brasil e no Mundo

O conceito e características dos homicidas em série. O aspecto cultural e social e sua influência frente as características dos serial killers. Homicidas pelo mundo em especial África e Ásia. O Brasil sua formação histórica e o surgimento de homicidas em série.

Rubens Correia Junior

09:20 - 10:10
Por Que os Psicopatas de Colarinho Branco Mentem Melhor? A Ciência Explicando a Enganação

A psicopatia apresenta uma relação direta com crimes violentos, mas também está comumente associada à capacidade de ludibriar e persuadir outros indivíduos. Abordando um transtorno que pode estar presente tanto no ambiente carcerário, como no contexto corporativo, o autor aborda algumas especificidades desse complexo transtorno e suas inúmeras formas de manifestação. A razão pela qual os psicopatas mostram-se mais exitosos para manipular e mentir é, portanto, o foco principal da palestra proposta.

Silvio José Lemos Vasconcellos

10:10 - 10:30
INTERVALO

10:30 - 12:20
A contribuição da Medicina Legal e da Psicologia na identificação de Evidências Psicológicas em Casos de Violência Sexual

O objetivo dessa apresentação é demonstrar a importância da perícia psicológica para a área da medicina legal relacionada a investigação de crime que envolva violência sexual, principalmente o crime de estupro. Provar criminalmente a ocorrência desse tipo de delito é essencial não só para a responsabilização penal do agressor, mas também para a adoção de medidas protetivas voltadas para a vítima. Na maioria dos fatos não há evidências visíveis, como as lesões físicas descrita nos exames médicos em laudos de medicina legal (sangramentos, equimoses, escoriações, edemas, rotura do hímen e presença de esperma). Neste sentido, a perícia psicológica no contexto da medicina legal utiliza de procedimento científico na coleta e análise de dados, seja por anamnese, aplicação de testes, e observação direta e indireta de comportamentos. Posteriormente, estes dados são expostos em laudo psicológico e encaminhados para a autoridade policial, para que assim possa ser anexado ao inquérito policial, sendo um recurso de natureza probatória para todo o rito processual penal.

Antonio De Pádua Serafim

Leonardo Ferreira Faria

12:20 - 13:40
INTERVALO PARA ALMOÇO

14:00 - 18:30
Minicurso 1 – Mentir é tão Involuntário como Respirar. Avaliação Integrativa da Mentira na Perícia Psicológica - Esgotado

O curso propõe conhecer a epistemologia e perspectivas teóricas da mentira: teoria psicanalítica, teoria cognitivo-comportamental, neurociências e psicofisiologia da mentira:Análise da manifestação durante a perícia psicológica:Métodos de avaliação da mentira: Perícia Psicológica e Interrogatório Criminal;Aplicação prática dos conhecimento;

Francisco Valente Gonçalves

14:00 - 18:30
Minicurso 2 - Autópsia Psicológica: Investigar a Morte e o Morrer

Autópsia Psicológica é um método técnico científico investigativo utilizado no esclarecimento da morte violenta ou duvidosa. Este procedimento é considerado um processo de coleta de dados do falecido que permite reconstruir seu perfil psicológico e estado mental, uma avaliação retrospectiva da personalidade da pessoa já morta, desaparecida ou que esteja em coma, utilizada para definir a etiologia médica legal em casos de óbitos duvidosos quando o médico legista e o policial não dispõem de elementos suficientes para afirmar se é suicídio, acidente ou homicidio. ConteúdoAplicação da autópsia psicológica à investigação de mortes duvidosas ou equívocas.Procedimentos e métodos da autópsia psicológica.Apresentacao do modelo MAPI (Modelo de Autópsia Psicológica Integrada) adaptado à realidade brasileira.Estudo de caso.  

Felipe De Martino Pousada Gomez

14:00 - 18:30
Minicurso 3 - Criminal Profiling: Abordagens, Métodos e Técnicas de Análise da Cena do Crime e do Perfil dos Criminosos - Esgotado

Neste minicurso serão apresentadas abordagens, métodos e técnicas da Análise Comportamental da cena do crime e do perfil dos criminosos. Sendo elas: o Criminal Profiling desenvolvida nos Estados Unidos pelo FBI, tendo como seus principais representates Dr. Douglas e Dr. Ressler; o Dignostic Evaluation, a qual se baseia na visão clinica e nos parâmetros motivacionais, tendo como um de seus representantes o Dr. Brent Turvey com seu metodo de Análise Comportamental; a Psicologia Investigativa, desenvolvida pelo Dr. David Canter, na Inglaterra, também conhecida por Statistical Profiling devido sua forte ligação com a aplicação de procedimentos estatisticos para a análise da cena do crime e perfil dos crminosos.

Aline Lobato Costa

14:00 - 18:30
Minicurso 4 - Psicopatas no Ambiente de Trabalho: Conhecendo suas Características e Prevenindo-se das suas Atitudes

O curso proposto irá abordar os comportamentos interpessoais que caracterizam os psicopatas no ambiente corporativo, permitindo que os participantes compreendam melhor a manifestação da psicopatia no ambiente de trabalho. Questões como a manipulação, a mentira patológica, o assédio moral serão abordadas e discutidas, além de um enfoque sobre as melhores formas de prevenção diante da capacidade dos psicopatas enganarem outros indivíduos e sabotar os próprios colegas. Um entendimento sobre os crimes de colarinho branco também integra a proposta do curso, cujo objetivo principal é capacitar os participantes para uma melhor compreensão e manejo diante do problema.

Silvio José Lemos Vasconcellos

14:00 - 18:30
Minicurso 5 – Dormindo com o Inimigo: Aspectos Psicológicos da Violência Doméstica.

A violência doméstica, manifestada de diferentes formas, constitui uma questão cultural e política. É uma questão de violação de direito humanos. Qualquer conduta que estabeleça sofrimentos físicos, psicológicos, sexuais ou mesmo econômicos a qualquer pessoa que habite sob o mesmo ambiente caracteriza-se como violência doméstica.

Antônio De Pádua Serafim

Leonardo Ferreira Faria

18:30 - 20:00
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

22/04/2018

08:30 - 09:10
"Dark" Tríade da Personalidade e o Crime: Uma Sinapse

Para além dos cinco grandes traços de personalidade estudados pela ciência psicológica a "dark" tríade (três traços negros) representados por maquiavelismo, psicopatia e narcisismo constituem importantes informações sobre segurança, confiabilidade e grau de capacidade de manipulação no que tange a avaliação de indivíduos em contextos criminais.

Rui Mateus Joaquim

09:15 - 10:05
A Cena do Crime Fala, a Psicologia Escuta

As ações performadas na cena do crime refletem características do padrão comportamental de quem as performou. A Psicologia com suas abordagens, métodos e técnicas é a ciência que pode interpretar as nuances comportamentais para alcançar as características do comportamento e a personalidade dos indivíduos. Em investigação criminal esse trabalho pode ser de grande auxilio e alcançar o perfil do criminoso, o perfil da vitima e a dinâmica comportamental da cena do crime. O que a Cena do Crime Fala, a Psicologia escuta.

Aline Lobato Costa

10:05 - 10:25
INTERVALO

10:30 - 12:20
Manhunt Unabomber: Perfilamento Linguístico: da Investigação à Perícia / O Crime de Sequestro e as Novas Modalidades de Falso Sequestro

Vestígios linguísticos podem ajudar a desvendar crimes. Uma carta de ameaça, um bilhete suicida, uma ligação telefônica, como podemos analisar alguém através da sua forma de se comunicar? Do armazenamento de dados linguísticos à análise de depoimentos, toda comunicação pode ser analisada por um especialista. Venha descobrir a Linguística Forense e conhecer o Projeto Áquila, primeiro banco de dados linguísticos de criminosos do país. A Delegacia Antisequestro do Rio de Janeiro tem um slogan famoso: "A DAS te encontra". Seu símbolo é uma Águia, não sem motivo. Conhecida muldialmente por sua expertise, acabou com a onda de sequestros que assolou a cidade na década de 90. Atualmente vem resolvendo os famosos crimes de falso sequestro, cada vez mais elaborados. Conheça um pouco desse estivlo e como a investigação usao o perfilamento limguístico.    

Cláudio Luiz Gois Da Silva

Mônica Azzariti

12:20 - 14:00
INTERVALO PARA ALMOÇO

14:15 - 15:00
A análise de erros na investigação criminal: promovendo boas práticas internacionais

15:00 - 17:15
Mesa Redonda: Cena de Crime - Análise e Interpretação de Vestígios Forenses e Evidências Comportamentais

CRIMINAL MINDS– Uma atuação conjunta entre as Ciências Forenses e a Psicologia Investigativa. Mesa de discussão da cena de crime e seus ambientes, considerando as áreas das Ciências Forenses e Psicologia Investigativa de cenas de crime. Da materialidade da prova ao perfil dos personagens. É comum nos seriados atuais de investigação policial envolvendo crimes, a participação de um grupo multidisciplinar. Isto não é só ficção cinematográfica, venha ver a realidade do seu uso nesta mesa redonda. A participação do psicólogo forense em conjunto com o perito criminal para analisar uma cena de crime ainda é incipiente no Brasil, condição díspar de centros modernos de investigação criminal pelo mundo. Caminhe conosco no pioneirismo desta área no Brasil, transitando da resolução à prevenção de crimes. Venha, não só para conhecer, mas se inspirar com nossos profissionais que trabalham e analisam de forma transdisciplinar uma cena de crime. Explore conosco os ambientes simulados, montados não só para serem visitados por você, mas também para interagir conosco. Ela será um suporte didático para nossos debatedores, pois seus ambientes são baseados na experiência destes profissionais.

Adilson Pereira

Felipe Gomez

Leonardo Ferreira Faria

Margaret Mitiko Inada Pereira

Mônica Azzariti

 

Investimento

  •  
  • 1º Lote Esgotado
  • 2º Lote
  • Alunos IPEBJ*
  • -
  • R$ 290,00
  • Estudantes**
  • -
  • R$ 390,00
  • Demais Participantes
  • -
  • R$ 490,00



*Aluno do IPEBJ devidamente matriculado e cursando Pós-Graduação
**Estudante de graduação em curso superior e Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, devidamente matriculado

Formas de Pagamento
Boleto Bancário (á vista)
PagSeguro (em até 12X no cartão de crédito)

 

Inscrições encerradas. Entre em contato conosco +55 (16) 3043.5638.

 

Data: 21 e 22 de abril de 2018
Local: Centro de Convenções Ribeirão Preto - Rua Bernardino de Campos, 999.  -  Ribeirão Preto - SP

O Profiling Criminal é uma especialidade da criminologia aplicada à área forense que tem como objetivo analisar as evidências comportamentais encontradas na cena do crime contribuindo dessa forma no perfilamento criminal. As evidências comportamentais somadas aos vestígios forenses são os pilares científicos da investigação criminal.

O evento se propõe demonstrar como atua esse profissional – o profiler – tanto na área pública como na área privada. Quais são as metodologias utilizadas e como as equipes multidisciplinares devem atuar para melhores e mais rápidos resultados numa investigação criminal ou num estudo comportamental contratado para empresas privadas.

As palestras e os minicursos irão proporcionar maior conhecimento em relação ao funcionamento da mente humana, mais especificamente mentes criminosas. Entender o Bem, o Mal, a Loucura, a Doença Mental, a Violência, tudo que envolve o tema proposto para esse evento.

 

Público Alvo

Profissionais e estudantes das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Forenses, Policiais e Peritos Criminais, Pesquisadores Forenses, Profissionais de Carreira Judiciária, Juízes, Promotores, Delegados de Polícia.
Profissionais e Estudantes da Psicologia, da Psiquiatria, Jornalistas, Operadores do Direito, Sociólogos, Historiadores e demais profissionais e estudantes que se interessem pelo tema.

Idade mínima: 16 anos com autorização por escrito dos responsáveis. 

Mais Informações

Credenciamento: dia 21.04.2018 a partir das 07:15 h no local do evento - Centro de Convenções de Ribeirão Preto. 

Carga Horária: 17 horas.
Programação Preliminar: Reservamos o direito de realizar mudanças na programação caso necessário. 

Certificado: Todos participantes receberão Certificado Digital do evento.

Indicações de Hospedagem: Clique aqui
Todos participantes dos eventos do IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos, recebem uma tarifa com preço especial na hospedagem no Hotel Nacional Inn de Ribeirão Preto - SP. *Mediante a apresentação de Declaração de Inscrição do Evento.

A inscrição é intransferível.  
Será fornecido certificado de participação no evento.
Programação sujeita a alterações. 

 

Vagas Limitadas:
Sua inscrição será automaticamente cancelada, caso não haja identificação do pagamento dentro do prazo de validade do boleto.

Camiseta do Evento:
Inscrições realizadas até o dia 19/03/2018 ganham uma camiseta exclusiva do V SIMPOCRIME - SIMPÓSIO DE CRIMINAL PROFILING E ANÁLISE CRIMINAL COMPORTAMENTAL.


*Estudantes e Pós-Graduandos deverão apresentar seus comprovantes de estudo (carteirinha de estudante ou declaração de matrícula) no dia e local do evento.

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário (à vista)
PagSeguro (em até 12X no cartão de crédito)


NORMAS PARA DESISTÊNCIA E REEMBOLSO

1. Em caso de desistência por parte do inscrito:  
   1.1. Se o pedido de desistência for solicitado por email à organização do evento em até 7 (sete) dias a contar da data do pagamento da inscrição, o valor será integralmente devolvido (artigo 49, da Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor). 
   1.2 Se o pedido de desistência ocorrer após 7 (sete) dias a contar da data do pagamento da inscrição, não haverá devolução do valor pago em hipótese alguma. 
2. Pagamento de inscrições em duplicidade serão devolvidos. 
3. Para solicitação de reembolso dos itens 1.1 e 2 enviar e-mail para: ipebj@ipebj.com.br  
4. A inscrição é pessoal e intransferível.
5. Em caso de cancelamento do evento por parte da organização do evento, haverá a devolução integral do valor pago pelo inscrito.

 

Trabalhos Científicos

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS:

* Por Uma Criminologia Reflexiva Ao Trato da Etnia Indígena 

Adriana Carolina Leão Carpi
* A Criminalidade Itinerante do Universo Cultural
Adriana Carolina Leão Carpi
* Psicopatia: Tendências ao Crime
Marina Fernandes Soares
* Perícia Psicológica em Casos de Avaliação de Assassinos em Série 
Francisco Valente Gonçalves
* Investigação Policial e Suas Vicissitudes: Sob o Olhar da Equipe de Investigação 
Francisco Valente Gonçalves
* Autonomia e Mobilidade como Fatores de Prevenção nos Crimes contra Idosos
Giovana Peres Cardoso
* Filtragem Jusfundamentalista Versus a Ineficácia das “Regras de Mandela”
Hugo Raimundo Dezem
* Catinonas Sintéticas: Novas Substâncias Psicoativas Utilizadas com Fins Recreativos no  Brasil e seus Efeitos Comportamentais aos Usuários
Jaqueline Rodrigues da Penha
* Adolescentes em Medida Socioeducativa Diagnosticados com Transtornos Psicológicos e a Falta de Medida Judicial Adequada no Direito Brasileiro
Karla Aparecida Carvalho dos Santos

* Perícia Psicológica Forense Realizada Por Alunos da UNESP Assis Em Casos De Abuso Sexual na Região De Assis

Laura de Moraes Murari

* Violência Policial e a Formação Profissional: Uma Revisão da Literatura Científica Brasileira
Luana Cristina Silveira Gomes
* Dados Epidemiológicos Com Relação ao Crime de Estupro na Cidade De Ribeirão Preto –  SP: Revisão Bibliográfica
Luzia Vanessa Boris
* Doença Mental, Delito e Lei: A imputabilidade e a Condição ao Ilícito Penal
Marina Fernandes Soares
* Ineficácia Da Prisão Como Função Ressocializadora
Paula Melissa Passeti Kubo
* Sadismo Sexual: Uma Análise Comparativa da Obra Cinquenta Tons de Cinza (Sadomasoquismo)
Shayelle Oliveira Silva
* SERIAL KILLERS: Personalidades Perversas ou Distúrbios Psíquicos
Thainah Milhomens Santos de Sousa
* Crimes Relacionados a Seitas e o Trabalho do Perito
Thaís Gomes Módolo
* Um Olhar Ampliado sobre Violência: Atendimento de Enfermagem na Delegacia de Polícia
Viviane Boacnin Yoneda Sponchiado

 

Errata:  O resumo " Perícia Psicológica Forense Realizada Por Alunos da UNESP Assis Em Casos De Abuso Sexual na Região De Assis" de Laura de Moraes Murari não constava na lista de aprovados inicialmente devido a um erro. O resumo foi adicionado tão logo o equívoco tenha sido notado e corrigido.

 

 

O PRAZO PARA ENVIO DE RESUMOS FOI PRORROGADO PARA 13/04/2018.

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS DO V SIMPOCRIME

 

1. Os trabalhos submetidos não podem ter sido publicados anteriormente. Todos os trabalhos deverão apresentar temas relevantes às Ciências Forenses e Criminais relacionadas às áreas de Criminologia, Cena de Crime, Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica e principalmente Criminal Profiling – Perfilamento Criminal, bem como áreas correlatas.

2. Os resumos dos trabalhos selecionados farão parte dos Anais do V SIMPOCRIME, que serão publicados no periódico científico eletrônico Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics (BJFS). 

3. O envio do resumo do trabalho deverá ser realizado através do e-mail ipebj@ipebj.com.br, até o dia 07 de abril de 2018. Não serão aceitos resumos após essa data.

4. Será permitida a apresentação de no máximo 2 (dois) trabalhos por autor, ou seja, cada autor pode participar de vários trabalhos, mas só pode apresentar dois. Cada trabalho pode conter, no máximo 6 (seis) participantes, sendo 1 (um) autor e 5 (cinco) coautores.

**É obrigatória a ADESÃO do apresentador no evento para a apresentação de trabalho científico** 

5. O resultado da aprovação dos trabalhos será divulgado no site www.ipebj.com.br no dia 14 de abril de 2018.

6. Os 2 (dois) melhores trabalhos serão premiados com certificados de menção honrosa. Esses trabalhos também poderão ser publicados integralmente na forma de artigo científico na revista eletrônica Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics, sendo de total responsabilidade do autor principal, transformar seu trabalho em artigo nas normas da revista para a publicação. 

7. Os critérios de avaliação, aprovação e classificação dos trabalhos permanecerão sob responsabilidade da Comissão Científica. 

8. Cada trabalho terá direito a receber 1 (um) certificado.

9. Regras para envio do resumo:

9.1. O resumo do painel deverá conter os seguintes itens: Título, Autores, Instituições, Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados, Conclusões. 

9.2. O resumo completo deve ter no máximo 500 palavras. Utilizar o formato MS-WORD.

9.3. O título deve ser grafado em negrito, tamanho 14, com letras iniciais maiúsculas para cada palavra. 

9.4. Os nomes dos autores devem ser escritos na linha abaixo do título, em tamanho 12, deixando em negrito o nome do apresentador do trabalho. Digitar o nome por extenso, não abreviando nem o primeiro nem o último nome. Ao final de cada sobrenome deverá ser colocado número sobrescrito para referenciar a instituição a qual pertence. 

9.5. As instituições devem ser inseridas na linha seguinte aos nomes dos autores. Letra tamanho

9.6. Resumo em fonte Arial, tamanho 11, espaçamento 1,5 linhas, sem deixar recuo (parágrafo) no início do texto. 

9.7 Salve o documento com o nome do autor principal.

10. Instruções para montagem do painel: 

10.1 Os trabalhos deverão ser fixados no dia 21 de abril de 2018, a partir das 09:00 h até 11h30h e deverão permanecer expostos durante todo o evento, podendo serem retirados a partir das 16:00 hs do dia 22 de abril de 2018.. 

10.2 O conteúdo do painel deverá ser o mesmo do resumo enviado, respeitando os itens: Título, Autores, Instituições, Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados, Conclusões. 

10.3 O painel deve ser legível a dois metros de distância.

10.4. O painel deverá ter no máximo 0,90m de largura por, no máximo, 1,80m de altura e no mínimo 0,70m de largura por 1,20m de altura. 

10.5 A inclusão de figuras e gráficos é opcional, mas aconselhável. 

11. Normas de apresentação dos trabalhos:

11.1 A apresentação do trabalho deverá ser realizada por seu autor principal.  

11.2 O autor deverá permanecer obrigatoriamente junto a seu painel conforme horário e dia pré-estabelecidos para avaliação pela banca examinadora e para tirar dúvidas de pesquisadores interessados no tema. A ausência no momento da passagem do avaliador pelo painel irá configurar nota zero em todos os quesitos de avaliação.

12. Informações adicionais:

12.1 Não será fornecido certificado e o trabalho não receberá avaliação da e banca examinadora, caso o apresentador não esteja junto ao painel no horário estabelecido. 

12.2 Recomendamos que os painéis tenham um barbante na parte superior para que sejam pendurados nos porta-banners. O porta-banners estarão disponíveis no evento.

12.3 A Comissão Científica não se responsabiliza por danos que possam ocorrer no painel. 

12.4 Os certificados de apresentação estarão disponíveis na área restrita do participante, no site do IPEBJ, a partir do dia 3 de maio de 2018. 

12.5 O resultado da premiação dos trabalhos será apresentado durante o evento, no dia 22 de abril de 2018. 

A comissão científica é soberana nas decisões e resoluções de eventuais imprevistos.

FSI Brasil - Forensic Sciences Investigation: Primeira Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa com atuação na grande Área Forense no Brasil. Oferecendo os serviços de Pesquisa, Assistência Técnica (Perícia), Consultoria e Treinamentos, o FSI Brasil conta com laboratórios multidisciplinares em Ciências Forenses, Ciências Sociais Aplicada e Ciências Comportamentais

- Saiba Mais

Brazilian Journal Of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics: O Brazilian Journal of Forensic Sciences - BJFS, única revista na América Latina com essa abrangência, tem como objetivo divulgar e valorizar a produção científica em ciências forenses , direito médico, odontológico e da saúde e bioética, expondo as novas tecnologias e metodologias empregadas em diversas situações, incentivando a interação multidisciplinar no campo dessas ciências.

- Saiba Mais