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Percepção Famíliar sobre o Ato Infracional e o Cumprimento de Medida Socioeducativa

Family Perception of the Infraction and Compliance with Socio-Educational Measures

Thiara Ferreira Potratz, Ariadne de Andrade Costa

 

Volume 8  -  Número 1

Received 10/10/2018; Published Online 30/11/2018

DOI http://dx.doi.org/10.17063/bjfs8(1)y20181

Idioma Português

Classificação do Artigo: Estudo de Caso

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Resumo Esta pesquisa investiga a percepção de familiares ou responsáveis de adolocentes em cumprimento de media socioeducativa em privação de liberdade a respeito do ato infracional e da medida socioeducativa. Os participantes são 15 adultos responsáveis legais de 15 diferentes adolescentes internos do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES) cumprindo medida socioeducativa em 2015. Utiliza-se o método qualitativo fenomenológico-semiótico para analisar os resultados. Os responsáveis legais acreditam que os maiores motivos para a prática de atos infracionais são as más influências e o ganho de dinheiro fácil. Alguns deles acham que a medida socioeducativa é algo positivo e auxilia na recuperação dos adolescentes; outros, não. Aponta-se a necessidade de intervenções e ações que envolvam a família e o adolescente favorecendo seu desenvolvimento como indivíduos, membros de uma família e da sociedade.

Palavras-chave Percepção familiar; Medida socioeducativa; Adolescente em conflito com a lei; IASES

Abstract This research investigates the perception of relatives or guardians of adolecents complying socio-educational measures in relation to the infraction and to the socio-educational measure. The participants are 15 adult guardians from 15 different adolescents from the Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES), fulfilling a socio-educational measure in 2015. The phenomenological-semiotic qualitative method is used to analyze the results. The guardians believe that the main reasons for committing infractions are the influence of bad people and the easy money. Some of the guardians think that the socio-educational measure is something positive and helps in the recovery of adolescents; neither do others. We highlight the need for interventions and actions that involve the family and the adolescent favoring their development as individuals, members of a family and of a society.

Keywords Family perception; Socio-educational measure; Adolescent in conflict with the law; IASES

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