Modalidades no Transporte da Pasta Base (Cocaína) nas Fronteiras do Oeste de Mato Grosso (Brasil-Bolívia)

Authors

  • Manoel Francisco Campos Neto
  • Jorge Paulete Vanrell
  • Clemente Calvo Castilhone Júnior

DOI:

https://doi.org/10.17063/bjfs1(3)y201297

Keywords:

Traffic, Tráfico, Cocaine, Cocaína, Human mules, “Mulas humanas”, Trails drugs, “Trilhas” de drogas, Mato Grosso’s border (Brazil), Fronteira do Mato Grosso (Brasil)

Abstract

De acordo com relatórios anuais de instituições responsáveis por monitoramento de drogas no mundo, o Brasil é considerado o maior consumidor de cocaína na América Latina, servindo como um corredor e via para a distribuição dos manufaturados no Peru, na Bolívia e na Colômbia. Nossos objetivos são fazer um inventário e pesquisa, em colaboração com o Departamento de Cáceres da Polícia Federal, o GEFron (Grupo Especial de Fronteira), e a Polícia Rodoviária Federal, sobre as formas expedientes usadas para o transporte ilegal de droga pelas fronteiras ocidentais do estado do Mato Grosso-Brasil, lado a lado com a Bolívia. O sensível aumento nas prisões envolvendo adolescentes traficando drogas de San Matias (Bolívia) para Cáceres (Brasil) motivou este estudo. A metodologia é composta de entrevistas pré-estruturadas com agentes da polícia e funcionários do GEFron e com traficantes presos; visitas a San Matias e região; fotografias de “TRILHAS” usadas pelo tráfico e marcação das principais coordenadas por satélite do GPS; pesquisa e documentação de assentamentos de “sem-terra”, facilitando o recrutamento de população carente por produtores de drogas; visitas e acompanhamento dos vários postos de controle ao longo da fronteira. Dispositivos diversos e variados estão sendo usados por traficantes para esconder as drogas, chamadas MOCÓS, as mulas também estão inovando com novos meios de transporte, a falta de equipamentos específicos e armamento moderno para exercer repressão eficaz; não há estrutura policial eficaz para monitorização da água e do ar; as regiões é ponto sensível para a estratégia nacional e regional para combater o tráfico internacional de drogas, mas requer mais atenção dos gestores e do governo, que estabelece um plano robusto nacional, incluindo o investimento local pesada.

Published

2012-06-10

How to Cite

Manoel Francisco Campos Neto, Jorge Paulete Vanrell, & Clemente Calvo Castilhone Júnior. (2012). Modalidades no Transporte da Pasta Base (Cocaína) nas Fronteiras do Oeste de Mato Grosso (Brasil-Bolívia). Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics, 1(3), 97–105. https://doi.org/10.17063/bjfs1(3)y201297

Issue

Section

Estudo de Caso