Uma Marca Volpe Miele
CONTATO
Fanáticos Forenses 24 Horas
  • Data:21 e 22 de novembro de 2020
  • Local:Online - Evento será transmitido "ao vivo" através da Forense Experience, nossa área restrita a alunos e participantes de eventos.
  • Certificação: Será fornecido certificado de participação

Ficou com alguma dúvida?


0
1

Apresentação

De forma inédita, o IPEBJ apresenta o evento Fanáticos Forenses 24h, uma sequência de palestras e mesas de debates relacionadas à área forense, transmitido somente aos inscritos, totalmente online e em tempo real. Esta iniciativa somente foi possível porque sabemos que existem Fanáticos Forenses por todo o Brasil, prontos a encarar qualquer desafio forense.

Este evento é internacional, com palestrantes do Brasil, Portugal, Chile e México.*

Mas, atenção! Não é apenas um desafio criado para entreter o público. Não se trata de uma transmissão de simples informações, mas sim de conhecimento sério e fundamentado em Ciências Forenses. E você terá esse conteúdo de maneira intensiva ao longo de 24 horas, sendo, portanto, uma imersão fabulosa e esclarecedora.

É uma oportunidade única e será extremamente produtiva pela sua característica multidisciplinar, possibilitando ao participante renovar seus conhecimentos sobre áreas conhecidas e conhecer novas áreas, mergulhando fundo no universo forense.

E para quem (ainda) não é um cientista forense, mas já é um Fanático Forense, o evento possibilitará conhecer mais de perto diversos temas, servindo como um excelente impulso para a decisão por uma futura pós-graduação. E de pós-graduação na área forense o IPEBJ entende.

E mais! O evento vale pontos na plataforma Forense Experience, o mais inovador ambiente de educação forense continuada, onde o Fanático Forense poderá acompanhar sua pontuação e progredir na sua formação.

Você vai perder essa?

* A maior parte das palestras são em português. As palestras em espanhol não serão traduzidas.

Local:
Online - Transmissão ao vivo através da Forense Experience

Data: 21 e 22 de novembro de 2020
Horário: 24 horas de transmissão, à partir das 16h do dia 21 de novembro. 

Desconto Especial: Descontos especiais através dos Pontos Forenses, caso você já tenha participado de ao menos um curso ou evento do IPEBJ. Aproveite!

Para quem se destina?

Quem pode participar? 
Todos os interessados pelos temas abordados no evento, independente de formação acadêmica e área do conhecimento. Profissionais e estudantes das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Forenses, Policiais e Peritos Criminais, Pesquisadores Forenses, Profissionais de Carreira Judiciária, Juízes, Promotores, Delegados de Polícia, profissionais e estudantes da Psicologia, Psiquiatria, Jornalistas, Operadores do Direito, Sociólogos, etc.

Será fornecido certificado de participação? 
Sim, todos os participantes recebem certificado constando a carga horária total de 24 horas. 

Alunos de Pós-Graduação do IPEBJ
Os alunos de pós-graduação do IPEBJ que estiverem cursando, ou seja, em andamento, participação gratuitamente do evento. 

 

Mais informações

Trasmissão Ao Vivo
O evento não será gravado, portanto não ficará disponível para que os participantes possam rever. 

Palestras Internacionais
A maior parte das palestras são em português. As palestras em espanhol não serão traduzidas.

A inscrição é intransferível.  
Será fornecido certificado de participação no evento em formato digital, disponível na área restrita do participante em até 10 dias após a realização do evento.

Programação sujeita a alterações. 

Vagas Limitadas:
Sua inscrição será automaticamente cancelada, caso não haja identificação do pagamento dentro do prazo de validade do boleto.

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário (à vista)
PagSeguro (em até 12X no cartão de crédito)

Reembolso:
1. Em caso de desistência por parte do inscrito:  
   1.1. Se o pedido de desistência for solicitado por email à organização do evento em até 7 (sete) dias a contar da data do pagamento da inscrição, o valor será integralmente devolvido (artigo 49, da Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor). 
   1.2 Se o pedido de desistência ocorrer após 7 (sete) dias a contar da data do pagamento da inscrição, não haverá devolução do valor pago. 
2. Pagamento de inscrições em duplicidade serão devolvidos. 
3. Para solicitação de reembolso dos itens 1.1 e 2 enviar e-mail para: ipebj@ipebj.com.br  
4. A inscrição é pessoal e intransferível.
5. Em caso de cancelamento do evento por parte da organização do evento, haverá a devolução integral do valor pago pelo inscrito.

Trabalhos Científicos

Fotos

XI Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
VI SIMPOCRIME - Simpósio de Criminal Profiling e Análise Criminal Comportamental
VI SIMPOCRIME - Simpósio de Criminal Pr...
Combate Forense: Psicologia Policial x Linguística Forense
Combate Forense: Psicologia Policial x L...
Combate Forense: Balística Forense
Combate Forense: Balística Forense
Combate Forense: Odontologia Legal x Antropologia Forense
Combate Forense: Odontologia Legal x Ant...
Combate Forense: Ciências Forenses x Criminal Profiling
Combate Forense: Ciências Forenses x Cr...
Ciências Forenses - Botânica Forense
Ciências Forenses - Botânica Forense
X Simpósio Forense
X Simpósio Forense
Ciências Forenses - Papiloscopia
Ciências Forenses - Papiloscopia

21/11/2020

16:00 - 16:30
Abertura Oficial

A diretora executiva do IPEBJ irá dar as boas vindas aos participantes e orientá-los sobre como transcorrerá esta edição especial do Fanáticos Forenses. 

Tânia Mara Volpe Miele
16:30 - 17:30
Ciências Forenses: Desafios e Inovações para o Futuro

A Ciência Forense ao fazer uso dos avanços tecnológicos terá a seu favor diferentes formas para conseguir decifrar os mistérios contidos no Comportamento Criminal. Toda investigação deverá ser suportada tanto quanto possível por métodos, ferramentas e máquinas de grande avanço tecnológico que impactam positivamente nos resultados da Investigação dos Crimes Violentos. Destacamos a importância da equipe multidisciplinar nos processos investigativos.  

Adilson Pereira
Gustavo D'Andrea
Mauricio Lazzarin
Tânia Mara Volpe Miele
17:30 - 18:30
Fotografia de Vestígios Latentes de Sangue em Cenas de Crime: Luminol

Fotografia de vestígios latentes de sangue revelados através de reagentes quimioluminescentes (luminol). Princípios, técnicas e casuística.

Gilberto Shiuji Toyota
18:30 - 19:30
História de uma Face Cruel: Retrato Falado - da Entrevista Forense à Criação de uma Face Real

Entrevista Forense aplicada à projeção de idade, composição facial e na produção de um retrato falado eficaz na identificação e reconhecimento de vítimas e suspeitos. Nesta palestra você irá seguir, passo a passo, como um artista forense realiza desde a entrevista até a confecção de um retrato falado e descobrirá as principais formas de abordagens dos criminosos sexuais.

Bruno Costa
19:30 - 20:30
Análise Comportamental do Personagem Principal do Filme Coringa

Esta palestra objetiva fazer uma análise micro e microscópica dos principais comportamentos do personagem Coringa e o ambiente em que é exposto.

Andreza Ribeiro Gomes
20:30 - 22:30
Os Crimes Sexuais e os Protocolos de investigação e Atendimento às Vítimas. Banco de Perfis Genéticos: Uma Poderosa Ferramenta no Combate aos Crimes.

A investigação criminal de crimes sexuais demanda um trabalho com uma equipe multidisciplinar formado por profissionais forenses que executam o trabalho nas instituições de saúde e segurança pública. A execução das atividades com as vítimas é realizada por uma escuta e análise do histórico da violência sexual, registro das lesões ou alterações físicas, coleta de material genético e atendimento psicológico forense. Estas ações propiciam à investigação criminal uma maior celeridade na identificação, e prisão dos autores deste tipo de crime. Destaca-se a importância de banco de perfis genéticos que vai revolucionar a forma de resolução de crimes no Estado de São Paulo e no Brasil.

Ana Cláudia Pacheco
Juliana de Oliveira Musse Silva
Karen Beatriz Silva
Leonardo Ferreira Faria
Margaret Mitiko Inada Pereira
22:30 - 23:30
Inteligência Artificial Aplicada no Criminal Profiling e na Investigação Criminal

Criminal Profiling é uma especialidade da criminologia forense que fornece, a partir da análise do comportamento, dados sobre o possível agressor, a dinâmica e motivação do crime; Em nossos tempos, a criminalidade com diferentes modus operandi usa as tecnologias como estratégia de vantagem perante a vítima e as autoridades; derivado deles, o profiler deve fazer uso de novas tecnologias para agilizar a investigação ou fornecer dados de suspeita com mais certeza, ele pode explicar com modelagem de realidade virtual; conduta e dinâmica criminosa presentes nos processos de investigação.

Pedro Alfredo Velazco Cruz - México
23:30 - 00:30
Neurociência e Personalidade: o que Diferencia o Cérebro de um Vilão do de um Herói?

Personalidades altruístas e antissociais são parte da variação de fenótipos humanos. Mas quais as semelhanças e diferenças entre os dois?  Aprenda quais elementos característicos de traços de personalidade e de funcionamento cerebral estão por trás das condutas que diferenciam um herói de um vilão.  Conheça, a hipótese do destemor.

Rui Mateus Joaquim

22/11/2020

01:00 - 02:00
Inner Narrative: O Contexto no Comportamento Criminal

A cena do crime conta uma história, com enredo e personagens. Uma narrativa inerente ao contexto e aos indivíduos envolvidos. As mentes criminosas, por processos fantasiosos, criam os cenários e atribuem papéis as vítimas. Analisar a cena do crime e identificar o perfil dos criminosos é compreender essa narrativa.

Aline Lobato Costa
02:00 - 03:00
Forense Eclesiástica: O Crime e a Fé. Investigação e Perfilamento

Um ambiente propício àqueles sujeitos portadores de transtornos antissociais, obterem poder, domínio e encontrarem vítimas passivas, ovelhas entregues aos lobos, é a fé em toda sua forma de expressão. A Forense Eclesiástica investiga e monta o perfil do comportamento desviante, através das técnicas de investigação e perfilamento como: análise do discurso, comunicação verbal e não-verbal, cena do crime, vitimologia, avaliação psicológica e sociocultural e levantamento do histórico pessoal, a fim de prevenir, intervir, denunciar e proteger. Age sobretudo nos processos de nulidade, crimes contra o patrimônio, crimes sexuais, violência/tortura psicológica e perfil vocacional.

Priscila Alcântara da Costa
03:00 - 04:00
Terrorismo Suicida: Homens-Bomba são Loucos, Psicopatas, Fanáticos ou Mártires?

Muito cuidado ao responder essa pergunta. Nem tudo o que parece, realmente é! Seguir os passos do terrorista suicida através de uma investigação histórica e psico-sociológica é uma das formas de levantar evidências para entender quem é esse agressor multifacetado, que sacrifica sua própria vida para executar um crime tão aterrorizante, inesperado e aparentemente irracional. Vamos em busca de prováveis respostas para entender a mente do protagonista do terror.

Roberta Redivo
04:00 - 04:30
Os Ossos Humanos Contam Histórias

Através da coleta adequada de remanescentes ósseos é possível realizar análises físicas, químicas e biológicas para, assim, individualizar aquele ser, resolver crimes e descobrir suas marcas adquiridas em vida e em morte. O Antropólogo Forense busca a verdadeira história exibida por esse órgão. Vale ressaltar que as marcas encontradas nos ossos podem ser as únicas testemunhas que não mentem. E os seus ossos, qual história contariam?

Raíssa Bastos Vieira
04:30 - 05:00
Balística Forense: O uso da Microscopia Óptica para Elucidação de Crimes

É notório que uma das maiores dificuldades para se realizar uma perícia criminal eficaz é a falta de equipamentos. Isso ocorre devido ao baixo investimento no setor junto ao elevado custo dos instrumentos de análise. Os crimes envolvendo utilização de armas de fogo vêm crescendo cada vez mais no Brasil e, consequentemente, o número de laudos elaborados. Com mais equipamentos haveria uma diminuição do tempo de elaboração dos laudos pelos peritos e, com isso, os criminosos seriam levados à justiça em menor tempo. Imaginem se, com o mesmo investimento, fosse possível comprar mais de 20 aparelhos com uma eficácia similar aos equipamentos usados atualmente e que, o tempo de perícia, fosse semelhante ou até mesmo reduzido devido à experiência do especialista. Venham conferir como isso é possível!

Carlos Antonio Vicentin Junior
05:00 - 05:30
Principais Causas de Intoxicação Medicamentosa e por Droga de Abuso no Brasil

O Brasil está entre os dez países que mais consomem medicamentos no mundo, apresentando 27,11% dos casos de intoxicação em seres humanos. Esse uso exagerado de medicamentos teve um aumento expressivo com surgimento da industrialização e vem ocorrendo até os dias atuais. A intoxicação por uso de drogas, também vem aumentando e ganhando espaço para ser discutida, além dos problemas de saúde que desencadeiam, também tem relação com o aumento da criminalidade e violência. Por isso, é extremamente importante promover políticas de conscientização sobre o uso racional de medicamentos e prevenção sobre o uso de drogas.

Natália Silva Reque
05:30 - 06:00
O que a Boca Não Fala a Odontologia Forense Vê: A Identificação Forense pelas Diferenças Dentárias

O conhecimento anatomia da bucal como um todo, é  a ferramenta de maior importância para a odontologia legal. À  partir desta o que era "perdido" se torna uma grande "achado".

Cristiane Viana Steiger
06:00 - 07:00
Jumpers: Comportamento Suicida: Sinais de Alerta e Fatores de Risco

A cada ano aproximadamente 800.000 pessoas morrem por suicídio no mundo e muitas outras tentam suicídio, sendo esse um grande problema de Saúde Pública. Nesta palestra inicialmente será abordada a definição de comportamento suicida, com a diferenciação entre os conceitos de comportamento autolesivo, ideação suicida, tentativas de suicídio e suicídio propriamente tipo. Em seguida serão abordados os sinais de alerta para o risco de suicídio, incluindo os sinais verbais e os sinais comportamentais. Por fim serão destacados quais são os fatores de risco para suicídio, sendo aqueles fatores que aumentam o risco para que um indivíduo se suicide, em oposição aos fatores considerados de proteção para o suicídio.

Flávia Caroline Figel
07:00 - 08:00
Perfil Criminal na Prática

Nesta palestra será abordado como o perfil criminal pode ser utilizado na prática investigativa: qual a eficácia de perfis criminais em casos sob investigação, como ele pode ser usado em diferentes casos, como pode servir para dar novos direcionamentos investigativos e como pode auxiliar no interrogatório. 

Denis Victor Lino de Sousa
08:00 - 09:00
Psicopatia: Perspectivas Conceituais e Tipológicas Atuais e a sua Relevância Investigativa

A psicóloga e professora Tânia Konvalina abordará o tema do capítulo inédito presente na versão brasileira de seu livro “Profiling Criminal” (publicado pelo IPEBJ em 2020). O tema abrange a questão da psicopatia em suas perspectivas conceituais e tipológicas, com foco na sua relevância investigativa. Uma dessas perspectivas é a análise de relação entre cena do crime e psicopatia, abrindo uma relevante área de aplicação da Psicologia Investiga e do Profiling Criminal. Sobre o livro: Trata-se de livro-texto abordando o Profiling Criminal em sua evolução histórica, teorias e referências, com foco na análise comportamental no contexto investigativo, utilizado como material referencial em cursos sobre Profiling, Psicologia Jurídica, Criminologia, Direito Penal e outros. Com edição realizada pelo IPEBJ, tradicional instituição de ensino e referência nacional na área de Ciências Forenses e prefácio de Tânia Mara Volpe Miele, o livro chega de forma inédita e totalmente adaptado ao português brasileiro! Saiba mais: https://clubedeautores.com.br/livro/profiling-criminal-2

Tânia Konvalina - Portugal
09:30 - 10:30
A importância da Entrevista Psicológica na Reprodução Simulada dos Fatos

A reprodução simulada dos fatos consiste na encenação de simular as circunstâncias e o ambiente onde ocorreu uma conduta criminosa, com o objetivo de esclarecer a dinâmica que ocorreu o fato criminoso, assim como o modus operandi. Para isto, utiliza a análise de evidências relacionadas ao crime, e depoimentos de todos os envolvidos. O uso de técnicas de entrevista psicológica na reprodução simulada dos fatos pode contribuir para que peritos criminais, investigadores e delegados de polícia em detectar a veracidade dos relatos de todo o contexto criminal, e assim poder confrontar com a materialidade das evidências.

Leonardo Ferreira Faria
10:30 - 11:30
Imerso na Busca da Verdade: Criminalística em Lugares Subaquáticos

Antecedentes gerais do trabalho de campo voltado para especialização em meio aquático na América do Sul. Numa perspectiva mais integrativa, a falta de informação ainda generalizada na sociedade chilena e sul-americana sobre a especialização em investigação criminal subaquática, especialmente o trabalho de campo neste ambiente e o escasso desenvolvimento de equipes preparadas para atuar nesta inovadora área de a investigação criminal são fatores que devem ser mencionados. Conforme mencionado acima, a ciência das investigações criminais que concernem ao meio aquoso ainda está em seus primórdios, portanto, é imperativo consolidar programas acadêmicos fortes para a formação de novos especialistas na área. Essas abordagens devem ser sustentadas em pilares acadêmicos e metodológicos versáteis relacionados à criminologia de campo, com o objetivo principal de dotar os profissionais encarregados de abordar o Local do Evento Subaquático os conhecimentos essenciais que lhes permitam levantar de forma conclusiva as evidências ou evidências recuperadas deste subsistema. Carrasco, 2020

Ellian Verdugo - Chile
11:30 - 12:30
Perfil das Vítimas de Tráfico de Pessoas: Identificação e Notificação

O tráfico de pessoas é considerado um tipo de "escravidão moderna" e afeta cerca de 40,3 milhões de pessoas em todo o mundo. Embora qualquer pessoa possa ser traficada, certos fatores tornam algumas mais vulneráveis. Vamos abordar quais são esses fatores de vulnerabilidade, além de alguns sinais (ambientais, físicos, comportamentais e psicológicos) importantes na identificação. As vítimas estão presas nas mãos dos traficantes e são poucas que conseguem denunciar. A atuação de profissionais capacitados é de extrema importância para que as vítimas possam ser resgatadas. Não há notificação sem identificação!

Taciana Silveira Passos
12:30 - 13:30
Robótica Forense: Criminalística Aplicada na Reconstrução do Crime

Tecnologias aplicadas às ciências forenses é um novo conceito que inclui os avanços tecnológicos e científicos usados nas diferentes disciplinas das ciências forenses, como inteligência artificial e robótica forense, uso de RPAS (drones), reconstrução virtual de eventos, estereolitografia forense, realidade virtual e realidade aumentada, fotografia esferográfica e tour virtual, com objetivos específicos distintos, o mesmo objetivo geral é atualizar os especialistas nas suas diferentes metodologias e áreas de trabalho. Robótica se refere ao uso de máquinas que simulam processos humanos. A ciência forense não está isenta deles e, como consequência dos avanços tecnológicos, já é uma realidade que deve aparecer como um protocolo de ação; o uso de drones, scanners de cena de crime, ou a busca mais detalhada por pistas com leituras “invisíveis” ao olho humano e a possibilidade de reconstruir cenários completos em realidade virtual.

Oscar Soto - México
13:30 - 14:30
Banco de Dados Balístico e o Exame Residuográfico na Elucidação de Homicídios: do CSI para a Vida Real

Criminalística e o entendimento da diagnose diferencial da morte com o resíduo de tiro de arma de fogo. Local de crime e suas definições teóricas. Principais tipos de locais de crime de homicídio. Principais instrumentos utilizados em homicídios, a arma de fogo e o banco de dados balístico. O que vemos no seriado CSI é sim real!

Rômulo Facci
14:30 - 15:45
Violência Doméstica: Interfaces no Enfrentamento do Feminicídio

A morte de uma mulher traz consigo um complexo cenário de relações afetivas e da atuação de diferentes atores do sistema de garantia de Direitos e de Justiça no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. Refletir sobre aspectos do crime, da rede de atenção a mulheres que vivenciam violência e das possibilidades de relações interpessoais se configura em aspecto fundamental para compreensão e intervenção junto à dignidade das pessoas envolvidas nesse cenário.

Fernanda Aguiar Pizeta
Maria Paula de Oliveira Valadares
Marisley Vilas Bôas Soares
Rui Mateus Joaquim

Investimento

Valor
Alunos de Pós-Graduação do IPEBJ em andamento R$ 0,00
Demais ParticipantesR$ 59,90

Desconto Especial: Descontos especiais através dos Pontos Forenses, caso você já tenha participado de ao menos um curso ou evento do IPEBJ. Clique em Inscreva-se e aproveite. 

Formas de Pagamento

Boleto Bancário (à vista)
PagSeguro (em até 12x no cartão de crédito)

*A inscrição será automaticamente cancelada caso não haja identificação do pagamento dentro do prazo de validade do boleto.