Uma Marca Volpe Miele
CONTATO
VI SIMPOCRIME - Simpósio de Criminal Profiling e Análise Criminal Comportamental
  • Data:29 e 30 de junho de 2019
  • Local:Centro de Convenções Ribeirão Preto - Rua Bernardino de Campos, 999.  -  Ribeirão Preto - SP

    Indicações de Hospedagem: Clique aqui
  • Certificação: Será fornecido certificado de participação

Ficou com alguma dúvida?


0
1

Apresentação

 
Data: 29 e 30 de Junho/2019.
Local:
 Centro de Convenções Ribeirão Preto - Rua Bernardino de Campos, 999.  -  Ribeirão Preto|SP.
 
O Profiling Criminal é uma especialidade da criminologia aplicada à área forense que tem como objetivo analisar as evidências comportamentais encontradas na cena do crime contribuindo dessa forma no perfilamento criminal. As evidências comportamentais somadas aos vestígios forenses são os pilares científicos da investigação criminal. 

O evento se propõe demonstrar como atua esse profissional – o profiler – tanto na área pública como na área privada. Quais são as metodologias utilizadas e como as equipes multidisciplinares devem atuar para melhores e mais rápidos resultados numa investigação criminal ou num estudo comportamental contratado para empresas privadas. 

As palestras e os minicursos irão proporcionar maior conhecimento em relação ao funcionamento da mente humana, mais especificamente mentes criminosas. Entender o Bem, o Mal, a Loucura, a Doença Mental, a Violência, tudo que envolve o tema proposto para esse evento.
 

Para quem se destina?

Quem pode participar?
Todos os interessados pelos temas abordados no evento, independente de formação acadêmica e área do conhecimento.
Idade mínima: 16 anos com autorização por escrito dos responsáveis. 

Será fornecido certificado de participação?
Sim, todos os participantes recebem certificado constando a carga horária total (incluindo minicursos em caso de participação). Carga Horária de 22 horas. 

Mais informações

A inscrição é intransferível.  
Será fornecido certificado de participação no evento em formato digital, disponível na área restrita do participante.
Programação sujeita a alterações. 

Vagas Limitadas:
Sua inscrição será automaticamente cancelada, caso não haja identificação do pagamento dentro do prazo de validade do boleto.

*Estudantes de Graduação ou Pós-Graduandos deverão apresentar seus comprovantes de estudo (carteirinha de estudante ou declaração de matrícula) no dia e local do evento.

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário (à vista)*
PagSeguro (em até 12X no cartão de crédito)

*A inscrição será automaticamente cancelada caso não haja identificação do pagamento dentro do prazo de validade do boleto.

Reembolso:
1. Em caso de desistência por parte do inscrito:  
   1.1. Se o pedido de desistência for solicitado por email à organização do evento em até 7 (sete) dias a contar da data do pagamento da inscrição, o valor será integralmente devolvido (artigo 49, da Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor). 
   1.2 Se o pedido de desistência ocorrer após 7 (sete) dias a contar da data do pagamento da inscrição, não haverá devolução do valor pago em hipótese alguma. 
2. Pagamento de inscrições em duplicidade serão devolvidos. 
3. Para solicitação de reembolso dos itens 1.1 e 2 enviar e-mail para: ipebj@ipebj.com.br  
4. A inscrição é pessoal e intransferível.
5. Em caso de cancelamento do evento por parte da organização do evento, haverá a devolução integral do valor pago pelo inscrito.

Trabalhos Científicos

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS DO VI SIMPOCRIME

 1. Os trabalhos submetidos não podem ter sido publicados anteriormente. Todos os trabalhos deverão apresentar temas relevantes às Ciências Forenses e Criminais relacionadas às áreas de Criminologia, Cena de Crime, Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica e principalmente Criminal Profiling – Perfilamento Criminal, bem como áreas correlatas.

2. Os resumos dos trabalhos selecionados farão parte dos Anais do VI SIMPOCRIME, que serão publicados no periódico científico eletrônico Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics (BJFS). 

3. O envio do resumo do trabalho deverá ser realizado através do e-mail ipebj@ipebj.com.br, até o dia 10 de junho de 2019. Não serão aceitos resumos após essa data.

4. Será permitida a apresentação de no máximo 2 (dois) trabalhos por autor, ou seja, cada autor pode participar de vários trabalhos, mas só pode apresentar dois. Cada trabalho pode conter, no máximo 6 (seis) participantes, sendo 1 (um) autor e 5 (cinco) coautores.

**É obrigatória a ADESÃO do apresentador no evento para a apresentação de trabalho científico** 

5. O resultado da aprovação dos trabalhos será divulgado no site www.ipebj.com.br no dia 20 de junho de 2019.

6. Os 2 (dois) melhores trabalhos serão premiados com certificados de menção honrosa. Esses trabalhos também poderão ser publicados integralmente na forma de artigo científico na revista eletrônica Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics, sendo de total responsabilidade do autor principal, transformar seu trabalho em artigo nas normas da revista para a publicação. 

7. Os critérios de avaliação, aprovação e classificação dos trabalhos permanecerão sob responsabilidade da Comissão Científica. 

8. Cada trabalho terá direito a receber 1 (um) certificado.

9. Regras para envio do resumo:

9.1. O resumo do painel deverá conter os seguintes itens: Título, Autores, Instituições, Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados, Conclusões. 

9.2. O resumo completo deve ter no máximo 500 palavras. Utilizar o formato MS-WORD.

9.3. O título deve ser grafado em negrito, tamanho 14, com letras iniciais maiúsculas para cada palavra. 

9.4. Os nomes dos autores devem ser escritos na linha abaixo do título, em tamanho 12, deixando em negrito o nome do apresentador do trabalho. Digitar o nome por extenso, não abreviando nem o primeiro nem o último nome. Ao final de cada sobrenome deverá ser colocado número sobrescrito para referenciar a instituição a qual pertence. 

9.5. As instituições devem ser inseridas na linha seguinte aos nomes dos autores. Letra tamanho

9.6. Resumo em fonte Arial, tamanho 11, espaçamento 1,5 linhas, sem deixar recuo (parágrafo) no início do texto. 

9.7 Salve o documento com o nome do autor principal.

10. Instruções para montagem do painel: 

10.1 Os trabalhos deverão ser fixados no dia 29 de junho de 2019, a partir das 09:00 h até 11h30h e deverão permanecer expostos durante todo o evento, podendo serem retirados a partir das 16:00 hs do dia 30 de junho de 2019. 

10.2 O conteúdo do painel deverá ser o mesmo do resumo enviado, respeitando os itens: Título, Autores, Instituições, Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados, Conclusões. 

10.3 O painel deve ser legível a dois metros de distância.

10.4. O painel deverá ter no máximo 0,90m de largura por, no máximo, 1,80m de altura e no mínimo 0,70m de largura por 1,20m de altura. 

10.5 A inclusão de figuras e gráficos é opcional, mas aconselhável. 

11. Normas de apresentação dos trabalhos:

11.1 A apresentação do trabalho deverá ser realizada por seu autor principal.  

11.2 O autor deverá permanecer obrigatoriamente junto a seu painel conforme horário e dia pré-estabelecidos para avaliação pela banca examinadora e para tirar dúvidas de pesquisadores interessados no tema. A ausência no momento da passagem do avaliador pelo painel irá configurar nota zero em todos os quesitos de avaliação.

12. Informações adicionais:

12.1 Não será fornecido certificado e o trabalho não receberá avaliação da e banca examinadora, caso o apresentador não esteja junto ao painel no horário estabelecido. 

12.2 Recomendamos que os painéis tenham um barbante na parte superior para que sejam pendurados nos porta-banners. O porta-banners estarão disponíveis no evento.

12.3 A Comissão Científica não se responsabiliza por danos que possam ocorrer no painel. 

12.4 Os certificados de apresentação estarão disponíveis na área restrita do participante, no site do IPEBJ, a partir do dia 10 de julho de 2019. 

12.5 O resultado da premiação dos trabalhos será apresentado durante o evento, no dia 30 de junho de 2019. 

A comissão científica é soberana nas decisões e resoluções de eventuais imprevistos.

Fotos

Combate Forense: Ciências Forenses x Criminal Profiling
Combate Forense: Ciências Forenses x Cr...
Ciências Forenses - Botânica Forense
Ciências Forenses - Botânica Forense
X Simpósio Forense
X Simpósio Forense
Ciências Forenses - Papiloscopia
Ciências Forenses - Papiloscopia
Fanáticos Forenses - São Paulo
Fanáticos Forenses - São Paulo
V SIMPOCRIME - Simpósio de Criminal Profiling e Análise Criminal Comportamental
V SIMPOCRIME - Simpósio de Criminal Pro...
IX Simpósio Forense
IX Simpósio Forense
IV SIMPOCRIME - Simpósio de Criminal Profiling e Análise Criminal Comportamental
IV SIMPOCRIME - Simpósio de Criminal Pr...
Ciências Forenses - Biologia Molecular
Ciências Forenses - Biologia Molecular

29/06/2019

08:30 - 09:40
Homicidas em Série: Quem São e Onde Estão?

Nessa palestra serão abordados os conceitos que definem um homicida em série e suas diferenças frente aos homicidas em massa e homicidas ao acaso. Abordará o quão perto estamos destes indivíduos em nosso dia a dia e como os atos violentos e até mesmo atos sádicos estão presentes em nossa sociedade. O tema será tratado na perspectiva científica abordando aspectos e fenômenos como homicidas organizados e desorganizados e a desumanização e coisificação do outro, objeto do crime.

Rubens Correia Junior
09:45 - 10:45
Análise do Comportamento Criminal em Feminicídio

O palestrante mexicano abordará a investigação especializada em mortes onde a motivação é focada na feminilidade e há elementos comportamentais manifestos que indicam um crime de ódio.

Pedro Alfredo Velazco Cruz - México
11:05 - 12:05
Profiling em Roubo e Arrombamento. Ladrões e arrombadores. Crimes de propriedade. Peculiaridades

Tema de grande importância para empresas de segurança públicas e privadas. A palestra versará sobre as características do roubo e do arrombamento, sua tipologia e como o perfilamento criminal pode ajudar na prevenção dos sinistros.

Aline Lobato Costa
13:30 - 18:00
Minicurso 1: Os Psicopatas Estão na Netflix

O objetivo do mini curso é discutir a psicopatia, a partir de personagens de séries presentes na Netflix. Serão apresentados os sintomas do transtorno psicopático e suas diferentes manifestações, utilizando como exemplos alguns personagens fictícios e também psicopatas reais retratados em documentários. Visitação à Cena de Crime. 

Fernanda De Vargas
13:30 - 18:00
Minicurso 2: Elaboração do Perfil Criminal - Esgotado

Com esse mini-curso você poderá aprender como elaborar um laudo de perícia em Profiling Criminal utilizando o método ideográfico de Brent E. Turvey que procura decifrar o contexto do crime identificando as dinâmicas entre o crime, o ofensor e a vítima. Visitação à Cena de Crime. 

Tânia Konvalina-Simas - Portugal
13:30 - 18:00
Minicurso 3: Crimes Sexuais: Métodos para Perfilamento Criminal

O objetivo principal é identificar comportamentos na cena do crime e com a estrutura metodológica de aplicação no México, o perfil é aceito como testemunha especializada nos tribunais ao converter o comportamento em indícios e / ou evidências. Visitação à Cena de Crime. 

Pedro Alfredo Velazco Cruz - México
13:30 - 18:00
Minicurso 4: Teoria e Tipologias do FBI - Esgotado

O curso abordará as teorias, conceitos e técnicas (procedimentos de investigação) do FBI oferecendo conhecimento da estrutura de trabalho e dos métodos de identificação de criminosos e da análise da cena do crime praticadas pelo FBI, entendendo as etapas da Análise da Investigação do FBI, particularmente em relação do Criminal Profiling. Faz parte do conteúdo: Teoria do Papel da Fantasia, Tipologia do FBI para Investigação Criminal, Implicações das Dicotomias Utilizadas pelo FBI, Indicadores da Cena do Crime e Etapas da Análise da Investigação. Visitação à Cena de Crime.  

Aline Lobato Costa
13:30 - 18:00
Minicurso 5: A Interface entre Psicanálise e Direito: Aplicação no Contexto Forense - Esgotado

O minicurso situará o histórico de aplicação da psicanálise no meio forense, tomando como ponto de partida o primeiro trabalho psicanalítico realizado por Sigmund Freud no contexto pericial, bem como seu texto sobre os criminosos em decorrência do sentimento de culpa, apresentando em seguida o diálogo de Jacques Lacan com a criminologia de sua época, as influências da psiquiatria inglesa no período da Segunda Grande Guerra, atualizando os participantes quanto às contribuições psicanalíticas no contexto forense atual e sua interface com o Direito, tendo em vista o panorama de violência e segregação da nossa sociedade. Visitação à Cena de Crime. 

Fídias Gomes Siqueira

30/06/2019

08:00 - 09:00
Predadores Virtuais: O Perigo por Trás dos Aplicativos de Relacionamentos

Tem como objetivo abordar um tema muito atual que são os sites/ aplicativos de relacionamentos e os perigos por trás dos mesmos. Serão apresentadas as caracteríssticas presentes em indivíduos, que veem nos site de relacionamentos, a oportunidade de atingirem seus objetivos pessoais, aplicando golpes e até mesmo crimes, entre eles, crimes virtuais. Serão analisados alguns traços de psicopatia presentes em predadores virtuais, como John, que veem os sites de relacionamentos como oportunidades de darem seus golpes e cometerem seus crimes, como por exemplo e caso retratado pela Netflix com a série Dirty John – O golpe do amor.

Fernanda De Vargas
09:05 - 10:45
Mesa Redonda: Ofensores Virtuais: Identificação de Perfis e Estratégias de Intervenção Policial

O ambiente virtual é um universo de possibilidades, tanto para o bem quanto para o mal. Nesse contexto, alguns tipos criminosos se especializam em praticar delitos por meio da rede mundial de computadores. Pedófilos, haters, stalkers, predadores sexuais, estelionatários digitais…  Grandes fontes de dados, os computadores de criminosos são apreendidos e se tornam fonte de informações valiosas para os investigadores. Como a polícia investiga esses perfis? Esta mesa redonda reunirá profissionais multidisciplinares para discutir essa questão.

Gustavo D'andrea
Marcus Vinicius Lourenço
Wilson Leite Da Silva Filho
Yuri Ojevan Presto
11:10 - 12:00
Mecanismos Psicológicos do Crime em Série

O comportamento criminal em série é a manifestação de uma constelação psicológica particular de características e de mecanismos. Nessa palestra exploramos quais são esses mecanismos e a razão pela qual, quando aparecem em conjunto num indivíduo, eles o impulsionam para transgredir de forma compulsiva, recorrente e análoga. 

Tânia Konvalina-Simas - Portugal
13:50 - 14:40
Rorschach no Contexto Forense

A palestra visa apresentar a prova de Rorschach como um instrumento destinado a investigar aspectos referentes à estrutura e dinâmica da personalidade. No contexto forense é muito utilizado na decisão da progressão de pena, na possibilidade ou não do individuo ser imputado pelo crime, além do planejamento acompanhando os agentes em programas de reeducação. Já na área do Direito da Infância e Juventude, avalia a problemática de adolescentes em conflito com a lei, encaminhando sugestões para auxiliar o juiz na sua análise. Na área do Direito da Família e Sucessões vem solicitando avaliações em casos basicamente envolvendo a disputa pela guarda e regulamentação das visitas dos filhos dos envolvidos.

Fábio Roberto Ferreira
14:55 - 15:55
Forense Eclesiástica: O Crime e a Fé. Investigação e Perfilamento

Um ambiente propício àqueles sujeitos portadores de transtornos antissociais, obterem poder, domínio e encontrarem vítimas passivas, ovelhas entregues aos lobos, é a fé em toda sua forma de expressão. A Forense Eclesiástica investiga e monta o perfil do comportamento desviante, através das técnicas de investigação e perfilamento como: análise do discurso, comunicação verbal e não-verbal, cena do crime, vitimologia, avaliação psicológica e sociocultural e levantamento do histórico pessoal, a fim de prevenir, intervir, denunciar e proteger. Age sobretudo nos processos de nulidade, crimes contra o patrimônio, crimes sexuais, violência/tortura psicológica e perfil vocacional.

Priscila Alcântara Da Costa
16:00 - 17:30
Mesa Redonda: Análise de Cena de Crime

A proposta dessa mesa é mostrar a atuação conjunta de profissionais que transitam entre as Ciências Forenses e a Psicologia Investigativa – Criminal Profiling através da análise da cena de crime desde a materialidade da prova ao perfil dos personagens. É comum nos seriados atuais de investigação policial envolvendo crimes, a participação de um grupo multidisciplinar. Isto não é só ficção cinematográfica mas é a proposta defendida pelo IPEBJ e discutida nessa mesa redonda. Essa participação conjunta de psicólogo forense com o perito criminal para analisar uma cena de crime começa a ser reconhecida no Brasil, condição díspar de centros modernos de investigação criminal pelo mundo. O IPEBJ mantém seu pioneirismo nesse segmento e mais uma vez traz para discussão temas relevantes colaborando para melhor formação dos profissionais da área.

Adilson Pereira
Margaret Mitiko Inada Pereira
Pedro Alfredo Velazco Cruz - México
Tânia Konvalina-Simas - Portugal

Investimento

Até 28/04Até 28/06
Alunos IPEBJ* R$ 190,00 R$ 290,00
Estudantes** R$ 290,00 R$ 390,00
Demais Participantes R$ 390,00 R$ 490,00

* Aluno do IPEBJ devidamente matriculado e cursando Pós-Graduação.
** Estudantes de Graduação ou estudantes de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, devidamente matriculado.

Minicursos


Minicurso 1: Os Psicopatas Estão na Netflix | Incluso no Valor do Evento
Minicurso 2 - Esgotado: Elaboração do Perfil Criminal | Incluso no Valor do Evento
Minicurso 3: Crimes Sexuais: Métodos para Perfilamento Criminal | Incluso no Valor do Evento
Minicurso 4 - Esgotado: Teoria e Tipologias do FBI | Incluso no Valor do Evento
Minicurso 5 - Esgotado: A Interface entre Psicanálise e Direito: Aplicação no Contexto Forense | Incluso no Valor do Evento

Importante: Os Minicursos acontecem simultâneamente (no mesmo dia e horário), impossibilitando a participação em mais de um dos disponíveis. No momento de sua inscrição deverá ser escolhido um dos minicursos com vagas disponíveis.

Formas de Pagamento

Boleto Bancário (à vista)*
PagSeguro (em até 12x no cartão de crédito)

*A inscrição será automaticamente cancelada caso não haja identificação do pagamento dentro do prazo de validade do boleto.