Uma Marca Volpe Miele
CONTATO
Violências
  • ACESSO IMEDIATO!
  • Local:ONLINE (EAD - Ensino a Distância)
  • Horário:LIVRE (Estuda quando e onde estiver)
  • Duração:Vídeoaulas disponibilizadas por 1 mês contados à partir do inicio das aulas
  • Certificação: Certificado de Extensão

APRESENTAÇÃO

Curso em formato EAD (Ensino a Distância) - 100% ONLINE. Você estuda quando e onde estiver!

O IPEBJ traz a você o curso de extensão online “Violências: Um olhar multidimensional e interdisciplinar”. Um curso que abrirá a sua mente para uma perspectiva mais ampla sobre esse fenômeno que ameaça as relações humanas em diversas e cada vez mais novas formas. 

Este curso faz parte da iniciativa Forensic Now, projeto que traz cursos de extensão de acesso online por meio de comunicações gravadas integrativas de diversas áreas, possibilitando aos participantes a aquisição de conhecimentos rápidos a partir de pontos de vista complexos.

Certificado - Todos os participantes recebem Certificação IPEBJ. O Certificado só ficará disponível na área restrita do aluno após a conclusão do curso (visualização de todas as aulas), desde que concluído dentro do prazo máximo do curso - 1 mês. Caso o aluno não tenha concluído o curso, o Certificado não ficará disponível.

Carga Horária - 15h. 

Duração de Curso - 1 mês (vídeo aulas disponibilizadas pelo período de 1 mês contados à partir do início das aulas).

PROGRAMA

Material didático: Videoaulas, Materiais Complementares e Apresentações em .pdf

Tópico 1: Violências no plural? Conceitualizando os diferentes tipos de violências: Conceituar os diferentes tipos de violências, identificar seus sinais e buscar fundamentos para a afirmação de direitos contra violências perpetradas. Compreender o fenômeno da violência como dinâmico e multifacetado e suas consequências psicológicas. Abordar os principais fatores de vulnerabilidade e de risco para os diferentes tipos de violência. Conceitualizar os processos envolvendo a vitimização para diferentes tipos de violação de direitos.

Tópico 2: Abordando a vítima de violência: o cuidado de enfermagem e a atenção psicológica como parâmetros transdisciplinares: Compreender as várias formas de abordagem das vítimas de violência. Entender o cuidado de enfermagem e a atenção psicológica como tópicos de interesse transdisciplinar. Obter uma visão de empoderamento psicossocial das vítimas.

Tópico 3: Juventude e Internet: produção e reprodução das violências em uma geração isolada e hostil e caminhos possíveis: Adquirir a capacidade de ver os riscos psicossociais das dinâmicas digitais. Identificar conteúdos violentos ou promotores da violência. Compreender a psicodinâmica juvenil e sua suscetibilidade ao aprendizado violento por meio de conteúdos digitais. Aprender a pensar em caminhos que possam reduzir esses riscos.

PARA QUEM SE DESTINA?

Todos os interessados no tema, independente de formação acadêmica. 

VALOR

R$ 297,00 no Boleto Bancário (à vista) ou dividido em até 18x no Cartão de Crédito através do PagSeguro. 

*A matrícula será automaticamente cancelada caso não haja identificação do pagamento dentro do prazo de validade do boleto.

+ INFORMAÇÕES

Características do curso:
- Área online exclusiva do aluno.
- Estudos sob demanda, ou seja, você estuda no horário que desejar.
- Videoaulas disponibilizadas pelo período de 1 mês contados à partir do início das aulas.
- Aulas em vídeo.
- Apresentações em .pdf
- Certificado de Participação. 
Requisitos para participação no curso:
- Qualquer PC (desktop) ou notebook comum, com conexão à Internet banda larga. Também pode ser acessado através de Tablets e Smartphones, respeitando algumas restrições de funcionalidades.
- Recomendamos o navegador Google Chrome ou outros navegadores atualizados. 
Observação:
- O curso não possui avaliação/prova.
- O Certificado só ficará disponível na área restrita do aluno após a conclusão do curso (visualização de todas as aulas), desde que concluído dentro do prazo máximo do curso. 
- Curso poderá ser realizado por interessados em todo o Brasil, independente de formação acadêmica, ou seja, não é necessário ter formação na área.

COORDENADORES

Gustavo D'Andrea

Advogado. Doutor em Ciências Enfermagem Psiquiátrica, EERP-USP). Mestre em Ciências (Psicologia, FFCLRP-USP). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Ribeirão Preto. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES).

Tânia Mara Volpe Miele

Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá com habilitação em Patologia Clínica e Análises Clínicas; Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, SP com habilitação em Direito Privado. Advogada, Biomédica, Especialista em Bioéitica pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Especialista em Ciências Forenses, Criminal Profiling, Bioética, Psicologia Jurídica, Criminologia e Direito Médico, Odontológico e da Saúde. Sócia Fundadora e Diretora Executiva do IPEBJ-  Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos. Idealizadora e Coordenadora do FSI Brasil - Forensic Sciences Investigation - Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa na área Forense e do Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics, Revista Científica Eletrônica - Editor Responsável: IPEBJ. Coordenadora Geral dos projetos de extensão e pós-graduação do IPEB.  Ex-Coordenadora da Comissão de Perícias Forenses da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto; Ex-Coordenadora da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP Subsecção de Ribeirão Preto; Ex-coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP; Ex- Coordenadora da Comissão Jurídica da SBIOMAC - Sociedade Biomédica de Acupuntura; Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da World Association for Medical Law; Membro da Sociedade Brasileira de Bioética; Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Antropologia Forense. 

DOCENTES

Anna Maria Meyer Maciel Rodríguez

Enfermeira especialista em Enfermagem em Saúde Pública, Mestre e Doutora em Ciências. Atualmente é revisora dos periódicos científicos: Revista de Atenção Primária à Saúde e Revista Pesquisa Qualitativa.

Fernanda Aguiar Pizeta

Psicóloga pela FFCLRP-USP, Psicóloga Judiciária do Anexo da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Fórum da Comarca de Ribeirão Preto - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Docente junto ao Curso de Psicologia da Universidade Paulista-UNIP, Pós-doutora pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, Doutora em Ciências pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo - Programa de Pós-Graduação do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP e Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo. Atuação, principalmente, nos seguintes temas: psicologia jurídica, saúde mental, desenvolvimento infantil, psicodinamismos familiares.

Thamires Pereira Barbosa

Psicóloga (CRP-07/27444), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda em Psicologia (PPGP-UFSM). Realizou intercâmbio na Universidade de Coimbra (UC) em Portugal. Integrante do Grupo de Pesquisa e Avaliação das Alterações da Cognição Social (PAACS/UFSM). Possui experiência de atuação em Plantão Psicológico realizado na Delegacia Especializada de Atendimento à mulher e em projetos de intervenção na área, e tem como foco de seus estudos a temática de violência perpetuada por parceiro íntimo. Suas principais áreas de experiência e atuação referem-se à Psicologia Jurídica, Avaliação Psicológica e Psicologia Cognitiva.