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Modalidades no Transporte da Pasta Base (Cocaína) nas Fronteiras do Oeste de Mato Grosso (Brasil-Bolívia)

Modalities in Base Directory Transport (Cocaine) in Mato Grosso’s West Frontiers (Brazil-Bolivia)

Manoel Francisco Campos Neto Manoel Francisco Campos Neto
, Jorge Paulete Vanrell, Clemente Calvo Castilhone Júnior

 

Volume 1  -  Número 3

Received 02/04/2012; Published Online 10/06/2012

DOI http://dx.doi.org/10.17063/bjfs1(3)y201297

Idioma Português

Classificação do Artigo: Estudo de Caso

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Citação e Resumo

 

Resumo De acordo com relatórios anuais de instituições responsáveis por monitoramento de drogas no mundo, o Brasil é considerado o maior consumidor de cocaína na América Latina, servindo como um corredor e via para a distribuição dos manufaturados no Peru, na Bolívia e na Colômbia. Nossos objetivos são fazer um inventário e pesquisa, em colaboração com o Departamento de Cáceres da Polícia Federal, o GEFron (Grupo Especial de Fronteira), e a Polícia Rodoviária Federal, sobre as formas expedientes usadas para o transporte ilegal de droga pelas fronteiras ocidentais do estado do Mato Grosso-Brasil, lado a lado com a Bolívia. O sensível aumento nas prisões envolvendo adolescentes traficando drogas de San Matias (Bolívia) para Cáceres (Brasil) motivou este estudo. A metodologia é composta de entrevistas pré-estruturadas com agentes da polícia e funcionários do GEFron e com traficantes presos; visitas a San Matias e região; fotografias de “TRILHAS” usadas pelo tráfico e marcação das principais coordenadas por satélite do GPS; pesquisa e documentação de assentamentos de “sem-terra”, facilitando o recrutamento de população carente por produtores de drogas; visitas e acompanhamento dos vários postos de controle ao longo da fronteira. Dispositivos diversos e variados estão sendo usados por traficantes para esconder as drogas, chamadas MOCÓS, as mulas também estão inovando com novos meios de transporte, a falta de equipamentos específicos e armamento moderno para exercer repressão eficaz; não há estrutura policial eficaz para monitorização da água e do ar; as regiões é ponto sensível para a estratégia nacional e regional para combater o tráfico internacional de drogas, mas requer mais atenção dos gestores e do governo, que estabelece um plano robusto nacional, incluindo o investimento local pesada.

Palavras-chave Tráfico; Cocaína; “Mulas humanas”; “Trilhas” de drogas; Fronteira do Mato Grosso (Brasil)

Abstract According to annual reports from institutions responsible for monitoring drugs in the world, Brazil is considered the largest consumer of cocaine in Latin America, serving as a corridor and route for the distribution from the manufacturers in Peru, Bolivia and Colombia. Our objectives are make inventory and research, with the cooperation of the Federal Police Department of Caceres, the GEFRon (Special Security Frontier) and the Federal Highway Police, about the ways expedients used in the illegal transport of the drug thought the west borders of Mato Grosso State – Brazil, side by side with Bolivia. The sensitive increase in arrests involving teenagers trafficking drugs from San Matias (Bolivia) to Caceres (Brazil) motivated this study. The methodology is composed of pre-structured interviews with police officers and GEFron staff, with arrested drug dealers; visits in San Matias city and region; photographing TRACKS used by the traffic and marking the main satellite coordinates GPS; Search and documentation about the settlement of landless, facilitating the recruitment of population in need from drug producers; visits and monitoring the various checkpoints along the border. Diverse and varied devices are being used by traffickers to hide the drugs, called MOCOS; the MULES also are innovating with new methods of transportation; Lack of specific equipment and modern weaponry to exert effective repression; There is no effective police structure for monitoring water and air; The regions its sore point to the national and regional strategy to combat international drug trafficking, but requires more attention from managers and government, establishing a robust national plan, including heavy local investment.

Keywords Traffic; Cocaine; Human mules; Trails drugs; Mato Grosso’s border (Brazil)

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