AVISOS
- Novas submissões deverão ser feitas na nova plataforma. Clique aqui para acessar.
- Autores e Revisores já cadastrados permanecem com seus respectivos login e senha.
- Apenas o acompanhamento de submissões em andamento continua aqui.

Edições

Perfil dos Adolescentes em Conflito com a Lei Que Entraram no Instituto Socioeducativo do Estado do Espírito Santo (IASES) em 2014

Profile of Adolescents in Conflict with Law Who Entered in the Institute of Socio-Educational Assistance of Espirito Santo (IASES) in 2014

Thiara Ferreira Potratz Thiara Ferreira Potratz
thiara.potratz@outlook.com
, Ariadne de Andrade Costa

 

Volume 6  -  Número 1

Received 17/12/2016; Published Online 20/12/2016

DOI http://dx.doi.org/10.17063/bjfs6(1)y2016145

Idioma Português

Classificação do Artigo: Artigo Original

Ferramentas

   PDF

Exportar Citação

Formato

RIS

BIBTEX

 

Conteúdo

Apenas Citação

Citação e Resumo

 

Resumo

No que se refere ao cometimento de atos infracionais para adolescentes, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) define diretrizes para a responsabilização por meio de medidas socioeducativas que podem ir desde prestação de serviços à comunidade até a privação de liberdade. Esta pesquisa buscou compreender o perfil socioeconômico e demográfico dos adolescentes em conflito com a lei que deram entrada no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES) em 2014, bem como, os que cumpriram medida socioeducativa com privação de liberdade. Para isso, foi realizada uma análise descritiva dessas variáveis, disponibilizados pelo IASES, com os dados retirados do Sistema de Informação do Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (SIASES). Os resultados apresentados poderão contribuir para diversas áreas de conhecimento e para a melhoria das aplicações das medidas socioeducativas.

Palavras-chave Adolescentes em conflito com a lei; Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo; Medida socioeducativa

Abstract

Violence has been gaining much prominence in the media recently, mainly associated with the teenager offender. Given this, society charges the Public Administration with answers and solutions, which is a challenge for the country. With regard to the commission of infractions for adolescents, the Statute of the Child and Adolescent (ECA) establishes guidelines for accountability through socio-educational measures that can range providing services to the community to deprivation of liberty. This research sought to understand the socioeconomic and demographic profile of adolescents in conflict with the law that entered the Institute of Socio-educational Assistance of Espírito Santo (IASES) in 2014, as well as those that fulfilled a socio-educational measure with deprivation of liberty. For that, a descriptive analysis of these variables, made available by the IASES, was carried out, with data taken the Information System for Socio-educational Assistance of Espírito Santo (SIASES). The results presented could contribute to several areas of knowledge and to improve the applications of socio-educational measures.

Keywords Adolescents in conflict with the law; Institute of Socio-Educational Assistance of Espírito Santo; Socio-educational measures

nada

Palabras chaves