Uma Marca Volpe Miele
CONTATO
Role para baixo

Lato Sensu Programs

Programas com, em média, 18 a 24 meses de duração, focados em formação de especialistas. Considerando que os outros programas atendem grande parte das necessidades profissionais e acadêmicas daqueles que antes buscavam uma especialização lato sensu, nossos programas de especialização passam a ter propósitos mais específicos, respondendo à necessidade de abordagem interdisciplinar e, quando for o caso, atendendo a regulamentos específicos de órgãos de classe. Os certificados dos Lato Sensu Programs são emitidos na modalidade Certificado de Especialista e têm validade vitalícia.

Ciências Forenses - Investigação Criminal

As Ciências Forenses reúnem os conhecimentos científicos de análise técnica de fatos para produção de provas periciais e implementação de soluções preventivas em diversos contextos. Esta área do conhecimento se popularizou com as séries norte-americanas e britânicas como Dexter, CSI: Crime Scene Investigation, The Body Farm, Silent Witness, Bones, NCIS, entre outras.

01

Criminal Profiling - Psicologia Investigativa

O Profiling Criminal (que pode ser traduzido como “perfilamento criminal”) consiste em um processo de análise criminológica que une as competências do investigador criminal e do especialista em comportamento humano. Imagine um caso de morte duvidosa, onde não se sabe de imediato se o óbito se originou a partir de um suicídio, um acidente ou um homicídio. A partir de um levantamento minucioso e metódico, o “profiler” é chamado a resolver questões contextuais, geográficas e psico-comportamentais, ajudando na solução dos fatos.

02

Psicologia Jurídica

A Psicologia Jurídica é uma ampla área de interdisciplaridade entre Psicologia e Direito, aplicada a litígios e conflitos de variados tipos e considerando sempre que as relações humanas são sempre permeadas pela interação de estruturas psíquicas relevantes para a tomada de decisões, a expressão da vontade e qualificação das intenções. Além disso, é uma área de extremo valor epidemiológico e social, no sentido de que os conhecimentos produzidos nessa área poderão contribuir para o desenvolvimento de políticas preventivas.

03

Direito Médico, Odontológico e da Saúde

O aumento exponencial de demandas administrativas e judiciais que discutem matérias atinentes à saúde publica e privada, torna a especialização em Direito Médico, Odontológico e da Saúde imprescindível para o profissional que busca atuar neste ramo do Direito em franca expansão.

04

Criminologia Forense

Criminologia Forense é a aplicação das competências dos criminólogos como suporte da busca pela Justiça nos casos concretos criminais. Estudando os diversos aspectos da criminalidade, incluindo o ofensor, a vítima, os crimes e o controle social, os criminólogos forenses trazem importante vertente para uma prossecução criminal mais ética e humanizada.

05

Avaliação Psicológica

Avaliação Psicológica remete a um conjunto de métodos, técnicas e instrumentos que têm como finalidade a compreensão de fenômenos psicológicos resultantes das relações sociais humanas. Essa área de atuação de Psicólogos exige cuidados especiais na aplicação de testes, bem como na elaboração de documentos resultantes das avaliações respectivas.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) reconheceAvaliação Psicológica como especialidade da Psicologia

06

Enfermagem Forense: Cuidado e Justiça

A Enfermagem Forense é a área de especialização que capacita o bacharel em enfermagem a prestar auxílio de forma direcionada em casos de violência sexual, física e psicológica, com a coleta sistemática e preservação de vestígios que possam ser usados como evidências em eventual investigação criminal. O programa de Especialização em Enfermagem Forense do IPEBJ, foi concebido conforme as diretrizes da Resolução COFEN 556/2017. 

07

Ficou com alguma dúvida?

Entre em Contato